O marketing de guerrilha é uma estratégia que utiliza qualquer tipo de promoção não convencional, geralmente evocando reações ou interações únicas e memoráveis com os espectadores.
Ele também utiliza um fator surpresa para atrair a atenção do público e assim divulgar um produto, serviço ou ideia.
Ele tem o objetivo de causar emoção na plateia ao relembrar o público de um determinado produto, serviço ou ideia. Assim, ele busca ser criativo, animado, excitante, surpreendente, energético e quebrar regras convencionais.
Sempre que o marketing de guerrilha é mencionado em qualquer lugar, causa uma espécie de pausa involuntária que merece uma discussão mais profunda. Ele pode ser utilizado por empresas que trabalham com temas sensíveis, como por uma assessoria ambiental.
Por ser um tanto quanto arrojado frente às demais estratégias de marketing, ele acaba se tornando viral por conta de sua criatividade. Nesse sentido, ele é uma espécie de amplificador da mensagem.
Por um lado, isso é positivo, pois ele se esforça para alcançar o maior número de pessoas possível: aqueles que estão em contato direto com a campanha em si (se depararam com uma mensagem de guerrilha de marketing) e as pessoas que ouvem falar dessa campanha do primeiro grupo.
Nesse sentido, ele procura não ser tão caro, pois essa estratégia é baseada principalmente na criatividade.
Essa forma de marketing é ideal para uma consultoria de TI para pequenas empresas que acabou de iniciar seu negócio e deseja construir sua marca, mas não pode gastar muito dinheiro em anúncios.
Quando se trata de marketing de guerrilha, é importante pensar fora da caixa. Você precisará encontrar uma maneira de atrair a atenção do seu público-alvo.
O termo guerrilha evoca uma ideia animalesca e agressiva. Pode projetar uma imagem de desobediência, agitação e exclusividade. Combinado com a palavra “marketing” pode causar caos, confusão e excitação.
É verdadeiramente único e pode cativar um público com muito poucas palavras ou nenhuma palavra.
Ele foi utilizado pela primeira vez pelo empresário americano Jay Conrad Levinson, em 1984, em seu livro “Marketing de guerrilha”. Ele partiu da premissa que todo o conceito de guerrilha é baseado no elemento surpresa e este é um dos principais componentes de uma campanha de marketing de guerrilha bem elaborada.
Ele comparou práticas publicitárias não convencionais com guerrilhas, que nada mais são do que uma organização paramilitar independente e irregular com poucos recursos. Neste livro, ele também descreveu o marketing com o objetivo de criar sussurros.
Esses sussurros são sobre um produto ou marca que resultaria em consumidores mais propensos a comprar produtos ou serviços ou falar sobre isso com outros clientes em potencial. Isso evitaria o uso de balão publicitário, por exemplo.
Esse tipo de marketing costumava ser usado apenas no mundo real, nas ruas e lugares diferentes, mas hoje temos a internet. Por meio dele podemos atingir nosso público-alvo com mais facilidade e eficácia.
Espera-se que essa memória na mente do seu público faça com que eles percebam mais sua marca, escolham você em vez de um concorrente ou se tornem um comprador pela primeira vez.
O marketing bem-sucedido e bem projetado é a base para alcançar o sucesso nos negócios. Se uma empresa quer se tornar visível no mercado, é preciso se apresentar ao grande público.
O marketing de guerrilha permitiu que pequenas e médias empresas se concentrassem em seu programa de marketing e criatividade com recursos limitados.
Por outro lado, o poder financeiro que as grandes empresas possuem permite que elas invistam enormes recursos em atividades de marketing, como na confecção de crachá personalizado.
Também deixa espaço suficiente para lançar uma campanha de marketing completamente nova se a campanha anterior não tiver atingido os resultados desejados.
Por outro lado, o marketing de guerrilha é usado com orçamento pequeno e médio para empresas não tão grandes. Elas podem usar de uma implementação simples, mas criativa o suficiente para chamar a atenção de alguém por meio da arte, como:
No entanto, uma campanha bem executada não apenas criará um impacto duradouro nas pessoas que a experimentaram em primeira mão, mas também criará uma impressão nas pessoas que ouvem sobre ela e a veem nas mídias sociais.
As melhores campanhas desse tipo de marketing atraem a atenção da mídia, ganham cobertura nos meios de comunicação e inspiram as pessoas a compartilhar fotos nas mídias sociais.
Veja abaixo alguns detalhes sobre os tipos de marketing de guerrilha.
Podemos dizer que essas campanhas usam o ambiente com sabedoria e criam um fator chamativo.
Outro item importante desse marketing é a execução, pois ela é fácil de ser vista: os anúncios são colocados em locais por onde passa um grande número de pessoas, atingindo assim uma grande variedade de públicos e tendo um custo baixo.
Ao chamar a atenção, as pessoas querem compartilhar experiências interessantes com amigos, na maioria das vezes usando redes sociais. Nesse sentido, ele ativa o marketing boca a boca.
Emboscadas de marketing podem ser realizadas por empresas que não são patrocinadoras oficiais de um evento. Suas atividades de marketing criam uma imagem para o público como se fossem parte daquele evento.
Esse tipo de marketing geralmente está à beira do legal, portanto, você deve ter um cuidado especial com esse tipo de marketing.
Esse tipo de campanha pode ser usado tanto por empresas menores quanto maiores – como de desenvolvimento de software –, mas são muito melhores para grandes empresas, com grandes orçamentos.
A razão é que esta mensagem é apenas um componente de toda a campanha, serve apenas para interessar potenciais clientes e usuários.
A pessoa que se deparou com a campanha de marketing passa suas experiências e impressões na comunicação com outras pessoas, no boca a boca, ou através das redes sociais.
Refere-se a todas as ações de marketing que acontecem ao ar livre, introduzindo elementos de rua no jogo, como a adesivo para baú corrugado.
Ele utiliza métodos únicos de publicidade e promoção de produtos e marcas em áreas públicas. O principal objetivo do marketing de rua é expor as marcas ao público em geral de forma que as pessoas se lembrem da marca ou do produto específico que é anunciado.
Normalmente é realizado em áreas públicas, como ruas, parques, eventos e muito mais. Você também pode ver o marketing de rua realizado em ônibus, metrôs, laterais de carros, calçadas e até lixeiras.
Ele também utiliza um fator surpresa para atrair a atenção do público e assim divulgar um produto, serviço ou ideia.
Ele tem o objetivo de causar emoção na plateia ao relembrar o público de um determinado produto, serviço ou ideia. Assim, ele busca ser criativo, animado, excitante, surpreendente, energético e quebrar regras convencionais.
Sempre que o marketing de guerrilha é mencionado em qualquer lugar, causa uma espécie de pausa involuntária que merece uma discussão mais profunda. Ele pode ser utilizado por empresas que trabalham com temas sensíveis, como por uma assessoria ambiental.
Por ser um tanto quanto arrojado frente às demais estratégias de marketing, ele acaba se tornando viral por conta de sua criatividade. Nesse sentido, ele é uma espécie de amplificador da mensagem.
Por um lado, isso é positivo, pois ele se esforça para alcançar o maior número de pessoas possível: aqueles que estão em contato direto com a campanha em si (se depararam com uma mensagem de guerrilha de marketing) e as pessoas que ouvem falar dessa campanha do primeiro grupo.
Nesse sentido, ele procura não ser tão caro, pois essa estratégia é baseada principalmente na criatividade.
Essa forma de marketing é ideal para uma consultoria de TI para pequenas empresas que acabou de iniciar seu negócio e deseja construir sua marca, mas não pode gastar muito dinheiro em anúncios.
Quando se trata de marketing de guerrilha, é importante pensar fora da caixa. Você precisará encontrar uma maneira de atrair a atenção do seu público-alvo.
Surgimento do marketing de guerrilla
O termo guerrilha surgiu em 1960 quando Ernesto Che Guevara publicou seu livro “Guerrilla Warfare”. Ele descreveu táticas de guerrilha que são atípicas, ataques de emboscada para atingir um alvo em um ambiente altamente competitivo e intransigente.O termo guerrilha evoca uma ideia animalesca e agressiva. Pode projetar uma imagem de desobediência, agitação e exclusividade. Combinado com a palavra “marketing” pode causar caos, confusão e excitação.
É verdadeiramente único e pode cativar um público com muito poucas palavras ou nenhuma palavra.
Ele foi utilizado pela primeira vez pelo empresário americano Jay Conrad Levinson, em 1984, em seu livro “Marketing de guerrilha”. Ele partiu da premissa que todo o conceito de guerrilha é baseado no elemento surpresa e este é um dos principais componentes de uma campanha de marketing de guerrilha bem elaborada.
Ele comparou práticas publicitárias não convencionais com guerrilhas, que nada mais são do que uma organização paramilitar independente e irregular com poucos recursos. Neste livro, ele também descreveu o marketing com o objetivo de criar sussurros.
Esses sussurros são sobre um produto ou marca que resultaria em consumidores mais propensos a comprar produtos ou serviços ou falar sobre isso com outros clientes em potencial. Isso evitaria o uso de balão publicitário, por exemplo.
Esse tipo de marketing costumava ser usado apenas no mundo real, nas ruas e lugares diferentes, mas hoje temos a internet. Por meio dele podemos atingir nosso público-alvo com mais facilidade e eficácia.
Espera-se que essa memória na mente do seu público faça com que eles percebam mais sua marca, escolham você em vez de um concorrente ou se tornem um comprador pela primeira vez.
Por que utilizar o marketing de guerrilha?
O marketing de guerrilha é perfeito para as empresas apresentarem seus produtos, como álcool absoluto ou serviços aos seus consumidores sem investir muito dinheiro.O marketing bem-sucedido e bem projetado é a base para alcançar o sucesso nos negócios. Se uma empresa quer se tornar visível no mercado, é preciso se apresentar ao grande público.
O marketing de guerrilha permitiu que pequenas e médias empresas se concentrassem em seu programa de marketing e criatividade com recursos limitados.
Por outro lado, o poder financeiro que as grandes empresas possuem permite que elas invistam enormes recursos em atividades de marketing, como na confecção de crachá personalizado.
Também deixa espaço suficiente para lançar uma campanha de marketing completamente nova se a campanha anterior não tiver atingido os resultados desejados.
Por outro lado, o marketing de guerrilha é usado com orçamento pequeno e médio para empresas não tão grandes. Elas podem usar de uma implementação simples, mas criativa o suficiente para chamar a atenção de alguém por meio da arte, como:
- Graffiti;
- Vídeo projetado;
- Participação do público;
- Mascotes;
- Anúncio usando um meio de transporte.
Tipos de marketing de guerrilha
Existem alguns tipos de marketing de guerrilha:- Marketing de ambiente;
- Emboscada de marketing;
- Marketing oculto;
- Marketing viral/buzz;
- Marketing de rua.
No entanto, uma campanha bem executada não apenas criará um impacto duradouro nas pessoas que a experimentaram em primeira mão, mas também criará uma impressão nas pessoas que ouvem sobre ela e a veem nas mídias sociais.
As melhores campanhas desse tipo de marketing atraem a atenção da mídia, ganham cobertura nos meios de comunicação e inspiram as pessoas a compartilhar fotos nas mídias sociais.
Veja abaixo alguns detalhes sobre os tipos de marketing de guerrilha.
Marketing de ambiente
A primeira característica do marketing de ambiente é a colocação inusitada de um anúncio, que por si só atrai a atenção. Assim, ele usa um ambiente que já existe e os anúncios são colocados em determinados lugares ou objetos onde não são colocados de outra forma.Podemos dizer que essas campanhas usam o ambiente com sabedoria e criam um fator chamativo.
Outro item importante desse marketing é a execução, pois ela é fácil de ser vista: os anúncios são colocados em locais por onde passa um grande número de pessoas, atingindo assim uma grande variedade de públicos e tendo um custo baixo.
Ao chamar a atenção, as pessoas querem compartilhar experiências interessantes com amigos, na maioria das vezes usando redes sociais. Nesse sentido, ele ativa o marketing boca a boca.
Emboscada de marketing
Esse tipo de marketing usa eventos para promoção, mas a empresa que está sendo promovida não está vinculada ao evento em si.Emboscadas de marketing podem ser realizadas por empresas que não são patrocinadoras oficiais de um evento. Suas atividades de marketing criam uma imagem para o público como se fossem parte daquele evento.
Esse tipo de marketing geralmente está à beira do legal, portanto, você deve ter um cuidado especial com esse tipo de marketing.
Marketing oculto
Esse tipo de mensagem está expondo o público a uma campanha de marketing sem que ele saiba que é uma campanha de marketing. O objetivo não é criar uma venda, mas criar um certo sentimento e entusiasmo, bem como interesse em um determinado produto, serviço ou ideia.Esse tipo de campanha pode ser usado tanto por empresas menores quanto maiores – como de desenvolvimento de software –, mas são muito melhores para grandes empresas, com grandes orçamentos.
A razão é que esta mensagem é apenas um componente de toda a campanha, serve apenas para interessar potenciais clientes e usuários.
Marketing viral ou buzz marketing
Este tipo de marketing é especialmente criado para incentivar a transmissão da mensagem de marketing. Baseia-se no uso da comunicação aprimorada e orgânica entre as pessoas, na forma de “buzz” em torno de um produto, serviço ou ideia.A pessoa que se deparou com a campanha de marketing passa suas experiências e impressões na comunicação com outras pessoas, no boca a boca, ou através das redes sociais.
Marketing de rua
O marketing de rua é um termo recente para o tipo de marketing de guerrilha ao ar livre.Refere-se a todas as ações de marketing que acontecem ao ar livre, introduzindo elementos de rua no jogo, como a adesivo para baú corrugado.
Ele utiliza métodos únicos de publicidade e promoção de produtos e marcas em áreas públicas. O principal objetivo do marketing de rua é expor as marcas ao público em geral de forma que as pessoas se lembrem da marca ou do produto específico que é anunciado.
Normalmente é realizado em áreas públicas, como ruas, parques, eventos e muito mais. Você também pode ver o marketing de rua realizado em ônibus, metrôs, laterais de carros, calçadas e até lixeiras.