O Marketing Pessoal pode fazer grande diferença na maneira como clientes e empresas veem um empreendedor. As práticas ajudam os profissionais na conquista de mais engajamento do público e um diferencial no mercado.
Entretanto, nem todo mundo sabe da importância de investir no Marketing Pessoal. Por isso é válida a compreensão sobre a definição desse conceito, as vantagens que ele pode trazer para as mais diversas áreas de atuação e como aplicar os ensinamentos nas redes sociais.
O que é Marketing Pessoal?
O Marketing Pessoal é um conjunto de estratégias que têm como objetivo fazer com que a imagem pessoal de alguém tenha um valor atribuído. Em outras palavras, a prática visa fazer com que as pessoas vejam determinado indivíduo de maneira positiva. Para isso, é importante demonstrar para as pessoas e empresas as técnicas, qualidades e habilidades dominadas. Assim como ocorre com qualquer produto, os profissionais precisam investir em seu próprio desenvolvimento e marketing, até mesmo para garantir a sobrevivência no mercado. Por isso as estratégias são bastante úteis em praticamente todos os segmentos de atuação, seja para profissionais iniciantes ou com vasta experiência que desejam impulsionar os negócios e melhorar o próprio posicionamento no mercado. É importante ter em mente que o crescimento e a melhora no posicionamento vem com ações assertivas de Marketing Pessoal. Na mesma medida, erros nas estratégias podem prejudicar a imagem do profissional ao invés de ajudar a melhorar. De uma maneira geral, as ações mais bem planejadas têm maiores chances de sucesso. É preciso definir objetivos, escolher ações coerentes e manter o foco em busca de resultados. Nesse sentido, as redes sociais podem ser grandes aliadas para aproximar um profissional do seu público e melhorar a administração da sua marca pessoal.Por que investir em Marketing Pessoal?
O investimento em Marketing Pessoal pode gerar um grande impacto para qualquer negócio e profissional. Assim, é importante atentar-se para o comportamento profissional de uma maneira geral, já que questões como vestuário, liderança, capacidade de resolução de problemas, proatividade, visibilidade, foco e autenticidade contam bastante. Além disso, a presença online é fundamental hoje em dia, porque grande parte das pessoas pesquisa na internet antes de fechar qualquer negócio. Além disso, a administração de blogs e perfis nas redes sociais é muito mais acessível do que anúncios nas mídias tradicionais, como rádios ou canais de tv. O investimento em Marketing Pessoal pode ser justificado principalmente com base em 5 motivos:- Diferencial competitivo na comparação com concorrentes;
- Ganho de autoridade no mercado;
- Mais clientes, atraídos pelos conteúdos online;
- Melhor conhecimento do público-alvo;
- Mais engajamento e interação com o público.
Marketing pessoal nas redes sociais em 5 passos
Uma maneira bastante acessível de começar o Marketing Pessoal é pelas redes sociais. Trata-se de um ponto de partida para muitos profissionais, já que a maioria já conhece as principais plataformas e até possui perfis. Nesses casos, é preciso começar o uso estratégico dos canais, seguindo os seguintes passos:- Defina suas metas pessoais;
- Monitore sua marca pessoal atual;
- Prepare-se para o sucesso;
- Defina uma estratégia de marca pessoal;
- Mantenha o foco.
1. Defina suas metas pessoais
Todo mundo tem uma marca pessoal, embora grande parte das pessoas não perceba isso. Toda vez que uma informação pessoal é disponibilizada nas redes sociais, um caráter desta marca pessoal é determinado, até a formação completa de uma personalidade online. O ideal é assumir o controle sobre a própria apresentação ao mundo digital pelas mídias sociais. Assim, o profissional garante que as pessoas verão o que ele deseja que elas vejam quando pesquisam seu nome na internet, acessam perfis nas redes sociais e trocam mensagens, por exemplo. Definir a marca pessoal adequada pode ajudar a impulsionar a carreira e estabelecer um profissional como especialista em gerador para alugar. Para isso, é preciso definir metas pessoais ao assumir o controle da marca. O profissional precisa se perguntar como quer ser reconhecido e fazer por merecer essa imagem. Em outras palavras, deve agir para alcançar a posição que espera ter no futuro. A clareza nas metas e objetivos é fundamental para o sucesso da marca pessoal, pois ajuda no direcionamento das postagens e mensagens nas redes sociais.2. Monitore sua marca pessoal atual
Uma dica importante para o monitoramento da marca pessoal é pesquisar o próprio nome no Google. Antes, é válida a limpeza do histórico de navegação, ou até mesmo o uso de uma janela privada, como uma forma de garantir que os resultados da pesquisa sejam imparciais. Então, a ideia é analisar os resultados. É preciso pensar em maneiras para destacar links positivos e remover os negativos, sempre levando em conta a marca pessoal e os seus objetivos específicos. Conforme as ações forem sendo realizadas, visando destacar o profissional e sua marca pessoal, recomendam-se novas pesquisas incluindo palavras-chave pertinentes, como banner para apresentação, no caso de designers gráficos.3. Prepare-se para o sucesso
Depois de conhecer bem os objetivos profissionais para determinar uma marca pessoal e estudar as últimas ações dos concorrentes, algumas atitudes devem ser tomadas, como:- Contas em todas as plataformas que concentram o público-alvo;
- Postagens nas redes sociais com qualidade e consistência;
- Criação de sites e blogs para criação de conteúdos;
- Mesma identificação em fotos, biografia e links nas diferentes plataformas.
4. Defina uma estratégia de marca pessoal
A estratégia é tão importante no Marketing Pessoal quanto no Marketing para empresas. O ideal é definir a quantidade de postagens e a periodicidade. Não se deve inundar a linha do tempo dos contatos com conteúdos repetitivos e irrelevantes com frequência, ou o profissional pode se transformar em um disseminador de spam, ao invés de um influenciador para empresa de transporte de cargas pequenas. De uma maneira geral, dedicar alguns minutos por dia à interação em cada uma das plataformas sociais já é suficiente. Uma dica é a criação de uma postagem em blog ou rede social uma vez por semana, ou uma vez a cada duas semanas, pelo menos. Os conteúdos compartilhados nas redes também devem ser bem planejados. Para desenvolver uma marca pessoal nas mídias sociais uma ideia é descobrir uma proporção aproximada envolvendo:- 25% de postagens com conteúdos pessoais;
- 25% de compartilhamento de postagens relevantes para o público;
- 40% de postagens interagindo com outras pessoas sobre tópicos relevantes;
- 10% de postagens de produtos ou publicidade da marca.