Eduardo Larbac

  • Quem sou
  • Entre em contato
Sem categoria

Saiba sobre a importância de se criar engajamento com seus visitantes

Eduardo Larbac - 25 de novembro de 2020

Saiba sobre a importância de se criar engajamento com seus visitantes Saiba sobre a importância de se criar engajamento com seus visitantes

Já não é segredo para ninguém como as redes sociais se tornaram importantes para uma empresa marcar presença na esfera digital. O que nem todo mundo sabe é como criar mais engajamento e tornar esses canais assertivos e eficientes.

Além disso, a geração de engajamento é tão importante que, no fundo, ela também pode ser feita por e-mail. Ou em relação ao site da marca, quando se fala em blogs que permitem um campo de perguntas e respostas, bem como de compartilhamento.

De fato, muitas empresas acabam ouvindo falar nessas estratégias e até tentam fazer sua parte, colocando um site no ar e criando uma conta em qualquer rede social famosa. Porém, não sabem como operacionalizar a rotina e investir de maneira correta.

Por isso, decidimos escrever este artigo, para mostrar que qualquer negócio pode iniciar um trabalho sério e consistente nessa área. Realmente, a divulgação da marca, a expansão do público e até a venda de um produto pode ser determinada por isso.

Daí que o engajamento seja uma das métricas mais importantes de qualquer marca que decidiu se digitalizar. Realmente, sem engajamento seria difícil supor que a empresa está conseguindo impactar o seu público e fazer sua parte.

Então, para dominar esse assunto e conseguir os melhores resultados, basta seguir adiante na leitura.

O que exatamente é o engajamento?

Na verdade, o termo engajamento antecede o universo do marketing digital. Imagine, por exemplo, o que seria um funcionário engajado e um não engajado, e pronto, você terá uma imagem perfeita do que se trata esse termo.

No caso do cliente, podemos falar sobre o envolvimento dele. Assim, ao disparar um e-mail sobre AVCB para condomínios, ou fazer um post no blog ou nas redes, a pergunta que fica é quantas pessoas se expressaram sobre aquele conteúdo.

Portanto, não basta falar em envolvimento sem “relacionamento”. Não adiantaria muito a pessoa gostar do seu conteúdo gerado/disparado, caso ela não manifestasse essa satisfação, pois você não teria como saber, concorda?

O ponto central da internet é este: tudo é questão de engajamento e de interação, pois no fim das contas você não poderá trabalhar às cegas, já que vai precisar mensurar as ações e campanhas para poder tomar novas decisões.

Se ninguém responde um conteúdo seu, é indício de que algo está errado. Ou o material não era bom, ou não tinha sinergia com seu público-alvo, ou não foi disseminado de modo correto, talvez por falta de tráfego, e daí em diante.

Também por isso, existem várias estratégias para que o engajamento seja gerado. Como veremos adiante, qualquer segmento pode alcançá-lo, seja para falar de suporte para ferro de passar ou de produtos populares como alimentação e roupas.

As curtidas, comentários e compartilhamentos são um indício de um trabalho bem-feito. Mas não apenas, pois o preenchimento de um formulário, o download de um e-book ou mesmo a assinatura das newsletters já podem ser um bom sinal.

Dando os primeiros passos no conteúdo

Uma ação interessante que mostra a importância de gerar engajamento é a do conteúdo que está sendo criado pela marca. Para isso, é preciso compreender que agradar a todos é uma ilusão pura e simples, pois é preciso focar em seu nicho de mercado.

O conteúdo que engaja é aquele que lida com uma dor específica. Como fazer ou instalar o concreto aerado da maneira correta? Certamente quem lida com esse tipo de trabalho vai ter interesse em um conteúdo desse gênero, e isso é o que importa.

Pense bem, se o assunto interessa para determinadas pessoas, e foi escrito levando em conta as estratégias corretas, tem como elas não se engajarem? Em seguida pense: pode haver algum tipo de assunto que não interesse a quem trabalha naquele setor?

De fato, não existe, pois todo conteúdo tem um potencial incrível de despertar o interesse das pessoas. Isso vale para todo formato de criação, sendo os principais:
  • Blogs posts;
  • E-mail marketing;
  • E-books;
  • Enquetes;
  • Vlogs e vídeos;
  • Redes sociais;
  • Podcasts;
  • Entre outros.
O fundamental é e sempre será o da qualidade do conteúdo. Ele precisa ser original, no sentido de ter sido criado por você (simplesmente copiar algo da concorrência não vai adiantar nada), e no sentido de ser inovador.

Depois, precisa ser relevante. Como vimos, se vai falar sobre impermeabilização de caixa d água, faça algo como um manual ou um post-lista que tira “As 10 principais dúvidas sobre…”, pois modalidades práticas atraem mais leitores e compradores.

Por isso, simplesmente conhecer seu segmento não basta, é preciso ter a humildade de estar sempre lendo e se atualizando sobre seu mercado. Não se surpreenda se perceber que alguns fatores e novidades vinham sendo ignorados por você.

A importância do funil de vendas

Não é possível falar sobre divulgação da marca, expansão do público e até venda de produtos sem falar em funil de vendas. Muitas empresas acabam desistindo da esfera digital por não saberem utilizá-la de maneira prática.

Depois do que dissemos acima, pode parecer que para uma serralheira dominar a internet basta ela escrever bons artigos e posts sobre a importância de fazer a manutenção do portão de garagem, mas esta não é a única preocupação que você deve ter.

Entre outras que ainda veremos, é preciso levar em conta a jornada de compra de cada cliente, que é o que vai determinar a criação de cada conteúdo, seja um e-mail ou um post nas redes. Basta lembrar que o lead ou visitante está em um estágio do funil.

Se um cliente chega em seu estabelecimento e vocês conversam, imediatamente você percebe se ele está em momento de compra, ou se está apenas “sondando” aquele setor para entender melhor como o serviço funciona, não é verdade?

Com o engajamento na internet é igual. Imagine você escrever um conteúdo sobre preços e prazos para um cliente que ainda nem se convenceu sobre a importância do seu serviço, ou falar sobre tudo isso para quem só quer saber o preço.

Ao contrário do que muitos pensam, a grande vantagem da internet é que ela também é assertiva. Por exemplo, se o cliente busca por algo como laudo de avaliação de imóvel preço, é evidente que ele está cotando, pois usou a palavra-chave “preço”.

Então, se o conteúdo gerado leva em conta o funil, certamente ele vai gerar mais engajamento e resultados. Com isso, suas ações vão ser mais assertivas e vão se converter de verdade, em vez de simplesmente ficarem “paradas” na internet.

Como dar ainda mais vida para um conteúdo?

Se a pergunta é sobre como tornar um e-mail ou um post ainda mais atraente, saiba que existem alguns gatilhos que podem ajudar e muito no engajamento. O primeiro é sobre os títulos, como dito acima, dicas do tipo “10 maneiras infalíveis de…”.

Há muitas variações nessa modalidade, e tudo que segue o formato de manual, guia, checklist e soluções práticas, sempre vai agradar, pois os internautas têm cada vez menos tempo, além de que a concorrência é grande, então é melhor ir direto ao ponto.

Depois de conseguir a atenção da pessoa, é indispensável saber fazer um CTA, que é o Call To Action ou “Chamado para Ação”. Se falou sobre a aplicação resina Epoxi piso, pergunte quando o leitor fez esse serviço, e qual sua dificuldade principal.

Acredite, tem muito conteúdo bom que deixa de engajar por se esquecer desse “detalhe”. Pedir o compartilhamento do conteúdo também é importante, pois a maioria de nós só decide participar depois de um empurrãozinho.

Por dentro de uma boa agenda editorial

Se o assunto é conteúdo, não se espante com o termo “agenda editorial”. Ao contrário do que alguns pensam, não se trata de algo complexo. Ou mesmo de algo exclusivo a jornais, revistas ou grandes portais de notícia.

O fato é que se você não mantiver uma frequência de postagens, não vai se engajar. Não adianta postar ou disparar e-mail apenas “quando dá vontade”, pois o que as pessoas esperam é um compromisso, elas querem poder contar com seu conteúdo.

Também por isso, é importante definir os melhores horários, e responder todas as interações que forem acontecendo. Talvez seja melhor postar algo sobre pintura de fachadas pela manhã, dia sim, dia não? Então respeite isso, e fixe em sua agenda.

Sobre a interação, pode parecer muito óbvio, mas não é difícil entrar em algum blog ou rede social e ver posts que até tiveram boa aceitação, pois foram comentados. Porém, a marca não soube responder bem, ou mesmo ignorou a pessoa.

Aí fica difícil obter o envolvimento do público, não é mesmo? Com isso, vimos que é perfeitamente possível conseguir mais engajamento e crescer qualquer marca na esfera digital, melhorando os resultados no curto, médio e longo prazo.

 0 0
Compartilhe

Eduardo Larbac

Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

Deixe seu comentário Cancelar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo Anterior O que é um Database Marketing?
Próximo Artigo O que são os testes A/B no Marketing Digital?

Pesquise no Blog

Crie sua Web Rádio

Receba Novidades

Vamos manter contato?

Últimos Artigos

  • churn

    Como reduzir o churn de seu e-commerce?

  • SEO

    Como produzir conteúdos de Marketing para SEO?

  • gestão de equipe

    Como fazer uma boa gestão de equipe e comunicação empresarial

  • redes sociais

    Redes sociais: Como utiliza-las para gerar leads e vendas

  • A importância da análise de dados na tomada de decisão de negócios

No Facebook

Me encontre também em

  • Quem sou
  • Entre em contato

Feito com ❤ pelo time Eduardo Larbac