Já não é segredo para ninguém como as redes sociais se tornaram importantes para uma empresa marcar presença na esfera digital. O que nem todo mundo sabe é como criar mais engajamento e tornar esses canais assertivos e eficientes.
Além disso, a geração de engajamento é tão importante que, no fundo, ela também pode ser feita por e-mail. Ou em relação ao site da marca, quando se fala em blogs que permitem um campo de perguntas e respostas, bem como de compartilhamento.
De fato, muitas empresas acabam ouvindo falar nessas estratégias e até tentam fazer sua parte, colocando um site no ar e criando uma conta em qualquer rede social famosa. Porém, não sabem como operacionalizar a rotina e investir de maneira correta.
Por isso, decidimos escrever este artigo, para mostrar que qualquer negócio pode iniciar um trabalho sério e consistente nessa área. Realmente, a divulgação da marca, a expansão do público e até a venda de um produto pode ser determinada por isso.
Daí que o engajamento seja uma das métricas mais importantes de qualquer marca que decidiu se digitalizar. Realmente, sem engajamento seria difícil supor que a empresa está conseguindo impactar o seu público e fazer sua parte.
Então, para dominar esse assunto e conseguir os melhores resultados, basta seguir adiante na leitura.
O que exatamente é o engajamento?
Na verdade, o termo engajamento antecede o universo do marketing digital. Imagine, por exemplo, o que seria um funcionário engajado e um não engajado, e pronto, você terá uma imagem perfeita do que se trata esse termo. No caso do cliente, podemos falar sobre o envolvimento dele. Assim, ao disparar um e-mail sobre AVCB para condomínios, ou fazer um post no blog ou nas redes, a pergunta que fica é quantas pessoas se expressaram sobre aquele conteúdo. Portanto, não basta falar em envolvimento sem “relacionamento”. Não adiantaria muito a pessoa gostar do seu conteúdo gerado/disparado, caso ela não manifestasse essa satisfação, pois você não teria como saber, concorda? O ponto central da internet é este: tudo é questão de engajamento e de interação, pois no fim das contas você não poderá trabalhar às cegas, já que vai precisar mensurar as ações e campanhas para poder tomar novas decisões. Se ninguém responde um conteúdo seu, é indício de que algo está errado. Ou o material não era bom, ou não tinha sinergia com seu público-alvo, ou não foi disseminado de modo correto, talvez por falta de tráfego, e daí em diante. Também por isso, existem várias estratégias para que o engajamento seja gerado. Como veremos adiante, qualquer segmento pode alcançá-lo, seja para falar de suporte para ferro de passar ou de produtos populares como alimentação e roupas. As curtidas, comentários e compartilhamentos são um indício de um trabalho bem-feito. Mas não apenas, pois o preenchimento de um formulário, o download de um e-book ou mesmo a assinatura das newsletters já podem ser um bom sinal.Dando os primeiros passos no conteúdo
Uma ação interessante que mostra a importância de gerar engajamento é a do conteúdo que está sendo criado pela marca. Para isso, é preciso compreender que agradar a todos é uma ilusão pura e simples, pois é preciso focar em seu nicho de mercado. O conteúdo que engaja é aquele que lida com uma dor específica. Como fazer ou instalar o concreto aerado da maneira correta? Certamente quem lida com esse tipo de trabalho vai ter interesse em um conteúdo desse gênero, e isso é o que importa. Pense bem, se o assunto interessa para determinadas pessoas, e foi escrito levando em conta as estratégias corretas, tem como elas não se engajarem? Em seguida pense: pode haver algum tipo de assunto que não interesse a quem trabalha naquele setor? De fato, não existe, pois todo conteúdo tem um potencial incrível de despertar o interesse das pessoas. Isso vale para todo formato de criação, sendo os principais:- Blogs posts;
- E-mail marketing;
- E-books;
- Enquetes;
- Vlogs e vídeos;
- Redes sociais;
- Podcasts;
- Entre outros.