Copywriting trata sobre gatilhos mentais, com isso você consegue vender mais no seu e-commerce, afinal irá instigar o seu cliente através desses gatilhos, fazendo com que ele compre seus produtos ou contrate seus serviços.
É importante entender que o copywriting nasce em um cenário em que o consumidor se tornou muito mais ativo, com isso ele domina praticamente toda a jornada de compra, como:
Persuasão pode até parecer um exagero, mas quando o assunto é copywriting é justamente disso que se trata, afinal as palavras são escolhidas estrategicamente visando convencer o consumidor a realizar a ação de compra. Com isso elas estão presente:
Naquela época a palavra cópia dizia respeito ao ato de criar novos anúncios seguindo a estrutura dos anteriores, dessa forma quando uma empresa de distribuidora de peças para compressores por exemplo, fizesse um anúncio, ela iria copiar a fórmula de sucesso.
Com o passar dos anos e de acordo com o crescimento dos veículos de comunicação, a profissão de copywriting foi se consolidando no mercado como uma espécie de redator publicitário.
O copywriting portanto é o ato de produzir textos que podem ser:
Essa estratégia vem se popularizando muito nos últimos anos, com isso percebemos cada vez mais como o copywriting é importante para que as empresas consigam levar informação ao seu público-alvo além das propagandas.
Afinal, nos dias atuais, com o novo perfil do consumidor, é mais importante transmitir informações de qualidade e que agreguem valor aos seus clientes do que apenas se preocupar em criar conteúdos de venda.
Mas é importante que você saiba que o título é o centro de todos os esforços do copywriter, pois é justamente ele que chama atenção para que as pessoas parem para ler o conteúdo.
O título do copywriting possui os seguintes objetivos:
Já a chamada para ação (CTA) é o botão que leva o usuário a concluir a ação esperada, por exemplo, uma empresa de empilhadeira locação, ao criar um copywriting, gera um link que quando as pessoas clicarem serão encaminhadas para o seu site.
Para que isso funcione, é muito importante que os profissionais envolvidos no copywriting, se dediquem a construir um bom briefing da campanha, mas acima de tudo definir e analisar o seu público-alvo são esses aspectos que definem um bom uso dessa estratégia.
Elas têm se mostrado muito eficazes e conseguem nortear o profissional de copywriting, afinal são técnicas usadas há décadas. Veja a seguir quais são elas.
Primeiro é fazer com que o título seja o CTA. Por exemplo, uma empresa de máquina de fusão pode usar frases no texto como “Baixe nosso catálogo!”, com isso você faz com que a chamada para a ação (CTA) seja o principal texto da peça.
O outro jeito de usar e o mais comum que você geralmente encontra nos anúncios, é quando o copywriting aposta em título bem chamativo e provocador e em seguida introduz alguma frase complementando o título, com isso finalizando com a CTA.
Por exemplo, uma empresa de consultoria de segurança pode fazer um copywriting com o título “Nossos preços estão imperdíveis” e com o texto logo abaixo dizendo “Aproveite 20% de desconto em nossos serviços”, e o CTA “clique aqui e aproveite”.
Além disso, é importante que você agregue valor ao seu produto, isso faz com que você ofereça alguma vantagem competitiva e de forma limitada para o seu cliente.
Sendo assim, uma consultoria empresarial pequenas empresas, por exemplo, pode enviar e-mails que informem ao seu público que liberou um teste do seu serviço de forma gratuita, mas apenas para os 30 primeiros que baixarem.
Isso fará com que o cliente conheça seus produtos e serviços e você ainda consegue manter eles mais próximos da sua empresa.
Por exemplo, você pode pode usar a frase: “Está cansada de pagar caro no frete?”, automaticamente o seu leitor irá concordar, afinal, ninguém gosta de pagar preços exorbitantes nesses serviços.
Isso abre oportunidades para que a sua empresa ofereça serviços de fretes mais baixos, afinal o leitor já concordou que ele não aguenta mais pagar caro por esse serviço.
Por isso é sempre importante que essas perguntas sejam positivas para instigar o seu leitor a comprar os seus produtos ou serviços, afinal, como já mencionado, o copywriting são gatilhos que irão persuadir o seu cliente a efetuar a compra.
Você pode fazer isso de diversas formas, como valorizar a experiência positiva que o seu produto ou serviço irá proporcionar ao consumidor, criando campanhas que estimulam de alguma forma a conexão emocional entre empresa e cliente.
A técnica de copywriting ajuda a sua empresa criar uma conexão maior com o seu cliente, pois você saberá as estratégias certas para fazer com que ele adquira seus produtos ou serviços.
Isso faz com que sua empresa consiga mais clientes e com isso cresça no mercado, se consolidando como uma marca importante, afinal quem nunca foi fisgado por um bom slogan, não é mesmo?
Com o copywriting você irá conseguir criar estratégias certeiras para o seu público-alvo.
É importante entender que o copywriting nasce em um cenário em que o consumidor se tornou muito mais ativo, com isso ele domina praticamente toda a jornada de compra, como:
- Pesquisa;
- Escolha;
- Compra.
Persuasão pode até parecer um exagero, mas quando o assunto é copywriting é justamente disso que se trata, afinal as palavras são escolhidas estrategicamente visando convencer o consumidor a realizar a ação de compra. Com isso elas estão presente:
- Nas peças de marketing da sua loja virtual;
- Nos anúncios criados;
- Nos banners da página inicial do seu site;
- Nas campanhas publicitárias.
O que é copywriting?
Copywriting é a junção de duas palavras da língua inglesa, copy (cópia) e writing (escrever), um conceito que surgiu no século XIX e era usado para denominar o ato de criar anúncios em jornais.Naquela época a palavra cópia dizia respeito ao ato de criar novos anúncios seguindo a estrutura dos anteriores, dessa forma quando uma empresa de distribuidora de peças para compressores por exemplo, fizesse um anúncio, ela iria copiar a fórmula de sucesso.
Com o passar dos anos e de acordo com o crescimento dos veículos de comunicação, a profissão de copywriting foi se consolidando no mercado como uma espécie de redator publicitário.
O copywriting portanto é o ato de produzir textos que podem ser:
- Slogans;
- Sites;
- Posts;
- E-books;
- E-mails.
Essa estratégia vem se popularizando muito nos últimos anos, com isso percebemos cada vez mais como o copywriting é importante para que as empresas consigam levar informação ao seu público-alvo além das propagandas.
Afinal, nos dias atuais, com o novo perfil do consumidor, é mais importante transmitir informações de qualidade e que agreguem valor aos seus clientes do que apenas se preocupar em criar conteúdos de venda.
O que não pode faltar na estrutura do copywriting?
Um texto de copywriting precisa ser formado por vários pontos, e dentre ele não podem faltar:- Um título;
- Uma ou algumas frases curtas;
- Uma chamada para ação (CTA).
Mas é importante que você saiba que o título é o centro de todos os esforços do copywriter, pois é justamente ele que chama atenção para que as pessoas parem para ler o conteúdo.
O título do copywriting possui os seguintes objetivos:
- Persuadir o leitor para que ele realize uma ação;
- Atrair a atenção do consumidor para alguma informação importante;
- Criar um relacionamento com a marca.
Já a chamada para ação (CTA) é o botão que leva o usuário a concluir a ação esperada, por exemplo, uma empresa de empilhadeira locação, ao criar um copywriting, gera um link que quando as pessoas clicarem serão encaminhadas para o seu site.
Para que isso funcione, é muito importante que os profissionais envolvidos no copywriting, se dediquem a construir um bom briefing da campanha, mas acima de tudo definir e analisar o seu público-alvo são esses aspectos que definem um bom uso dessa estratégia.
Como fazer um copywriting perfeito?
Como já dito, para criar um bom copywriting você precisa ter boas ideias e um bom conhecimento sobre o seu público-alvo, mas para além disso existem algumas técnicas que são fundamentais.Elas têm se mostrado muito eficazes e conseguem nortear o profissional de copywriting, afinal são técnicas usadas há décadas. Veja a seguir quais são elas.
Tenha um CTA claro
Em primeiro lugar é importante que você tenha um CTA claro, mas o que isso quer dizer? A frase que tem que dizer claramente o que você espera que o seu leito faça, com isso você pode usar duas técnicas.Primeiro é fazer com que o título seja o CTA. Por exemplo, uma empresa de máquina de fusão pode usar frases no texto como “Baixe nosso catálogo!”, com isso você faz com que a chamada para a ação (CTA) seja o principal texto da peça.
O outro jeito de usar e o mais comum que você geralmente encontra nos anúncios, é quando o copywriting aposta em título bem chamativo e provocador e em seguida introduz alguma frase complementando o título, com isso finalizando com a CTA.
Por exemplo, uma empresa de consultoria de segurança pode fazer um copywriting com o título “Nossos preços estão imperdíveis” e com o texto logo abaixo dizendo “Aproveite 20% de desconto em nossos serviços”, e o CTA “clique aqui e aproveite”.
Ofereça algo limitado
Quando você oferece seu produto ou serviço de uma forma limitada, você consegue ativar o gatilho da escassez, com isso o seu público-alvo terá urgência em adquirir seus produtos ou serviços, afinal ele não pode ficar de fora.Além disso, é importante que você agregue valor ao seu produto, isso faz com que você ofereça alguma vantagem competitiva e de forma limitada para o seu cliente.
Sendo assim, uma consultoria empresarial pequenas empresas, por exemplo, pode enviar e-mails que informem ao seu público que liberou um teste do seu serviço de forma gratuita, mas apenas para os 30 primeiros que baixarem.
Isso fará com que o cliente conheça seus produtos e serviços e você ainda consegue manter eles mais próximos da sua empresa.
Use verbos de ação
Um bom copywriting utiliza verbos de ação, isso faz com que os clientes se sintam estimulados, por isso aposte em verbos de ação no modo imperativo como:- Entenda;
- Baixe;
- Leia;
- Faça;
- Compre;
- Clique.
Faça perguntas que estimulem respostas positivas
As perguntas são fundamentais para um bom copywriting, pois elas têm o poder de estimular imediatamente o leitor a pensar em uma respostas, por isso é fundamental que as perguntas sejam aquelas que gerem percepções positivas para a sua causa.Por exemplo, você pode pode usar a frase: “Está cansada de pagar caro no frete?”, automaticamente o seu leitor irá concordar, afinal, ninguém gosta de pagar preços exorbitantes nesses serviços.
Isso abre oportunidades para que a sua empresa ofereça serviços de fretes mais baixos, afinal o leitor já concordou que ele não aguenta mais pagar caro por esse serviço.
Por isso é sempre importante que essas perguntas sejam positivas para instigar o seu leitor a comprar os seus produtos ou serviços, afinal, como já mencionado, o copywriting são gatilhos que irão persuadir o seu cliente a efetuar a compra.
É importante que você foque no seu produto
Você só irá conseguir convencer que o seu produto ou serviço é realmente bom se conseguir ressaltar as qualidades que ele tem, por isso analise quais problemas seu produto consegue resolver e foque nisso.Você pode fazer isso de diversas formas, como valorizar a experiência positiva que o seu produto ou serviço irá proporcionar ao consumidor, criando campanhas que estimulam de alguma forma a conexão emocional entre empresa e cliente.
A técnica de copywriting ajuda a sua empresa criar uma conexão maior com o seu cliente, pois você saberá as estratégias certas para fazer com que ele adquira seus produtos ou serviços.
Isso faz com que sua empresa consiga mais clientes e com isso cresça no mercado, se consolidando como uma marca importante, afinal quem nunca foi fisgado por um bom slogan, não é mesmo?
Com o copywriting você irá conseguir criar estratégias certeiras para o seu público-alvo.