Eduardo Larbac

  • Quem sou
  • Entre em contato
Sem categoria

O que é Social Selling?

Eduardo Larbac - 29 de novembro de 2019

O que é Social Selling? O que é Social Selling?

Se você utiliza o marketing digital nas estratégias de crescimento da sua empresa, certamente já ouviu a expressão “social selling”. Mas afinal, do que se trata? 

Traduzida, ela quer dizer venda social. Desse modo, o conceito remete ao uso da sua imagem, ou do seu empreendimento, para criar uma ponte de relacionamento mais forte com o público e trazer mais resultados para o negócio.

Com o avanço da internet e a expansão sempre presente das redes sociais, o social selling pode ser uma ferramenta indispensável para a sua empresa.

Afinal, o número de usuários presentes nas redes sociais aumenta a cada dia e se mostra essencial dentro das estratégias de marketing digital.

Hoje, é de grande importância que uma empresa não seja apenas um estabelecimento de vendas, mas que ela crie um vínculo com seus clientes e uma relação mais duradoura.

Uma nutricionista para atletas, por exemplo, pode utilizar o social selling como uma técnica para alavancar os seus negócios de modo eficiente. Para isso, ela vai utilizar as ferramentas oferecidas nas redes sociais.

Essa estratégia pode ser eficiente para qualquer profissional autônomo, assim como para empresas dos mais variados segmentos, que podem apostar na sua imagem para trazer cada vez mais clientes para o seu estabelecimento.

Por isso, se você deseja conhecer mais sobre o assunto, siga a leitura desta postagem para saber mais sobre como o social selling pode ser benéfico para a sua marca.

Como utilizar o social selling para alavancar o meu negócio?

Como mencionado, o social selling se trata de personificar o seu negócio, ou seja, dar uma aparência mais concreta para ele por meio da venda da sua imagem, ou trabalhando a imagem da sua empresa.

Isso quer dizer que uma clínica que oferece rinoplastia feminina deve investir no relacionamento mais próximo com o público da sua marca, atuando de maneira mais assertiva nos locais em que os seus clientes estão.

Atualmente, os espaços mais propícios para encontrar as pessoas interessadas no seu negócio são as redes sociais, que permitem alcançar milhares de pessoas ao mesmo tempo de forma bastante prática e funcional.

Isso porque é dentro da sua rede social que você encontrará pessoas buscando por preenchimento nariz e que desejam conhecer estabelecimentos bem avaliados e queridos pelo público.

O próximo passo é colocar em prática o social selling, responsável por estreitar os laços com seus potenciais e atuais clientes. Mas, como fazer isso? Para começar, você deve:
  • Identificar a persona da sua marca;
  • Procurá-la nas redes sociais;
  • Construir a sua marca e criar parcerias nas redes sociais;
  • Divulgar bons conteúdos.

Identificando a persona da sua marca

Um dos primeiros passos para um marketing digital mais efetivo é identificar a persona da sua marca, ou seja, o perfil do público que irá buscar pelo seu negócio.

Se você quer oferecer um curso para dar aula de pilates, certamente sabe que as pessoas interessadas no seu serviço devem ser profissionais da área de fisioterapia e educação física, que buscam o aperfeiçoamento no seu segmento.

Isso quer dizer que estabelecer um contato com esse público vai trazer mais resultados para o seu negócio.

Com o social selling voltado para essas pessoas, você certamente ganhará a confiança delas por promover um relacionamento próximo, sendo ele capaz de otimizar os seus resultados ao mesmo tempo em que fideliza os interessados na sua marca.

A persona nas redes sociais

Existem várias redes sociais interessantes, mas você deve escolher e se empenhar no social selling para aquelas que possuem maior sinergia com o seu negócio.

Se você vai divulgar os seus serviços de implante de cabelo feminino, faz mais sentido investir nas plataformas como o Instagram ou o Facebook, por exemplo, que podem explorar fotos de antes e depois.

Do mesmo modo, outra metodologia muito eficaz é trazer os resultados de clientes que já optaram por fazer o procedimento com você.

Nesse caso, o social selling não faria sentido no LinkedIn ou Twitter, que possuem um foco voltado para outros fins.

Por isso, aplicar a venda social vai muito além de simplesmente ligar a câmera e falar com o seu público. Afinal, você deve conhecer o seu mercado e saber onde as pessoas interessadas no seu negócio estão para alcançá-las do modo ideal.

Construindo a sua marca

O social selling  auxilia a construir a sua marca de maneira natural e eficiente. Para isso, as redes sociais são utilizadas como um canal perfeito.

Com as ferramentas oferecidas nas plataformas, tal como a interação por comentários, transmissões ao vivo e conteúdos voltados para o interesse do seu público, você consegue atingir bons resultados.

Por isso, invista em boas fotos, que passem para o cliente a qualidade daquilo que você oferece.

Se você possui um estabelecimento que disponibiliza massagem 24 horas, pode contar com o depoimento dos seus clientes como uma forma de cativar outras pessoas.

O Stories, ferramenta presentes em algumas das principais redes sociais, também se mostra muito eficiente na estratégia de social selling, já que a associação de uma imagem pessoal a uma marca pode estabelecer maior proximidade com as pessoas.

Afinal, todos querem saber quem está por trás dos serviços oferecidos por um estabelecimento. Isso pode estabelecer uma ponte de confiança e de contato próximo com aquela marca.

Há também as parcerias com os influenciadores digitais, que podem render bons resultados para o seu negócio. 

Com um número expressivo de seguidores, os influenciadores podem falar e promover o seu negócio de modo positivo.

Isso porque o público que acompanha um influencer confia nas suas indicações, querendo conhecer mais sobre os locais que essas pessoas frequentam e os serviços e produtos que elas adquirem.

Todos esses elementos são essenciais dentro do social selling, possibilitando com que você cresça nas mídias de modo mais interessante e positivo.

Divulgar conteúdos de qualidade

Certamente entre os elementos que mais atraem as pessoas para a sua marca está a disponibilização de conteúdos de qualidade.

Para se ter uma noção, com o social selling é possível pegar o celular e iniciar uma transmissão ao vivo para compartilhar dicas sobre as dietas hipercalóricas.

Essa vai ser, sem dúvida, uma das maneiras mais interessantes de atrair os clientes para o consultório de um nutrólogo para engordar. Uma das vantagens que a internet possibilitou para a grande maioria das pessoas é o fato de que elas conseguem buscar por aquilo que procuram de maneira simples e rápida.

Neste mesmo cenário, os empresários que conseguiram captar esse elemento estão entre os que mais lucram com isso.

Ao promover um conteúdo de qualidade, você cativa os seus consumidores de vários modos, em especial porque a sua empresa se torna uma autoridade do segmento em que ela atua, gerando confiança dos clientes no seu trabalho.

Por isso, quanto mais você investe na alimentação da sua página e no contato com o seu público, mais o seu social selling se mostra uma ferramenta indispensável no seu crescimento.

Os benefícios do social selling

Depois de conhecer mais sobre a venda social, é possível descrever brevemente alguns dos principais benefícios que o social selling pode trazer para o seu negócio.

Entre as principais, vale a pena mencionar:
  • Aumento de oportunidades para a sua empresa;
  • Destaque dentro do seu segmento;
  • Fidelização dos clientes;
  • Confiança gerada no seu público.
Com o uso do social selling você consegue aumentar o número de negócios da sua empresa, fazendo com que a venda de um produto como um sutiã pós cirurgia de mama cresça de modo interessante.

Isso se deve ao fato de que as pessoas acreditam que a sua empresa cumpre aquilo que oferece e, por isso, adquirem produtos de maior qualidade de acordo com as suas indicações.

Com a venda social, você também ganha mais espaço e destaque no seu segmento, justamente porque a sua empresa é bem vista no mercado. Afinal, quanto mais presença online você tiver, mais as pessoas vão conhecer a sua marca.

Mais ainda, quanto mais um negócio é conhecido, seja na internet ou por meio das lojas físicas, mais clientes você conquista e os que você já possui querem constantemente adquirir os seus produtos.

Tudo isso graças ao social selling, que permite que sua marca se torne uma referência de indicações e de autoridade. Isso atrai cada vez mais internautas para o seu perfil. Por isso, se você ainda não investe no social selling dentro da sua marca, saiba que você está perdendo boas oportunidades no mundo virtual.

 0 0
Compartilhe

Eduardo Larbac

Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

Deixe seu comentário Cancelar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo Anterior Marketing Pessoal nas redes sociais em 5 passos
Próximo Artigo Como fazer um teste A/B para uma estratégia de marketing?

Pesquise no Blog

Crie sua Web Rádio

Receba Novidades

Vamos manter contato?

Últimos Artigos

  • churn

    Como reduzir o churn de seu e-commerce?

  • SEO

    Como produzir conteúdos de Marketing para SEO?

  • gestão de equipe

    Como fazer uma boa gestão de equipe e comunicação empresarial

  • redes sociais

    Redes sociais: Como utiliza-las para gerar leads e vendas

  • A importância da análise de dados na tomada de decisão de negócios

No Facebook

Me encontre também em

  • Quem sou
  • Entre em contato

Feito com ❤ pelo time Eduardo Larbac