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Como fazer um teste A/B para uma estratégia de marketing?

Eduardo Larbac - 3 de dezembro de 2019

Como fazer um teste A/B para uma estratégia de marketing? Como fazer um teste A/B para uma estratégia de marketing?

A busca por melhorias é imprescindível em qualquer tipo de tática comercial. Nesse cenário, o teste A/B torna-se uma das principais maneiras de alcançar a eficácia por meio de avaliações assertivas.

Basicamente, é um método que viabiliza que testes sejam realizados com a modificação de somente uma variável, e a partir desse ponto, pode-se averiguar a alternativa que apresenta resultados mais satisfatórios.

É importante que a distinção dos testes A/B para testes multivariados seja clara, principalmente, para evitar grandes transtornos, uma vez que os multivariados estudam diversas variações no mesmo momento.

Por essa razão, a partir do desenvolvimento desses testes, há grandes chances de obter um maior conhecimento sobre o público-alvo, assim como os elementos que são mais viáveis para garantir uma experiência mais positiva para as pessoas.

Conheça exemplos da aplicação de teste A/B

O marketing reúne uma série de recursos e, sem dúvidas, os testes são cruciais para que as ações sejam mais sólidas. 

A análise de cada elemento a ser testado, naturalmente, cabe aos profissionais de cada corporação, porém, existem alguns fatores e exemplos de grande visibilidade, tais como:

Call-to-Action

O CTA, que corresponde a chamada para ação, tem um papel imprescindível em diversas ações de marketing. 

Afinal, assume o papel de estimular determinada ação, por exemplo, fazer o download de um e-book sobre manutenção preventiva geradores diesel ou inscrever-se para receber novidades de uma empresa da área.

Esse elemento pode estar presente nos mais variados locais, como nas landing pages, que são páginas específicas para a captação, e serão apresentadas a seguir.

Nesse caso, comumente o CTA é colocado como um botão e uma das possibilidades de teste A/B é da cor, como azul ou vermelho.

Landing page

Conforme citado, a landing page é uma página estruturada especificamente para captar leads, que são os clientes em potencial que, em algum ponto, apresentam interesse pelo produto ou serviço da marca.

Por exemplo, uma landing page de uma empresa que desenvolve máquinas para a área metalúrgica, como centro de usinagem vertical, pode estruturar uma página com um título, descrição curta, formulário para envio de informações, um e-book com dicas de como preservar os equipamentos e o CTA.

Por essa razão, outra possibilidade na aplicação dos testes A/B é a de formatos de landing pages, o que pode envolver fatores como os seguintes:

  • Itens do formulário;
  • Títulos;
  • Descrições;
  • Distribuição de elementos na página;
  • Imagens.

Naturalmente, de acordo com os objetivos da empresa, os elementos podem variar, principalmente, para transmitir maior confiabilidade e estimular ainda mais o usuário, como a presença de depoimentos, número de cadastros no e-mail, entre outras possibilidades.

E-mails

A tática de e-mail marketing tem grande destaque nesse cenário, principalmente, ao considerar sua versatilidade. 

Por exemplo, uma empresa que realiza o conserto de gerador de energia pode usar essa ferramenta tanto para enviar novidades para os consumidores quanto para nutrir clientes em potencial com conteúdos ricos.

Assim como nos outros casos, realizar os testes pode ser decisivo para aprimorar o desempenho da marca e, nessa situação, é uma chance de averiguar o formato de e-mail mais favorável. Deve-se considerar que o e-mail é um modo de comunicação mais direta com as pessoas e, por essa razão, o engajamento faz toda a diferença.

Sendo assim, testar elementos como imagens, horário de disparo de mensagens, assuntos e CTAs pode ser interessante para elevar as taxas de conversão e, até mesmo, de fidelização.

Como os testes podem ser realizados?

Uma vez que as possibilidades já foram apresentadas, neste ponto é interessante apontar algumas diretrizes adotadas por diversas corporações, principalmente, quando se trata da aplicação de ferramentas.

Naturalmente, assim como em qualquer tática, não há nenhum padrão a ser seguido e, por essa razão, é crucial que exista o comprometimento de um time de profissionais qualificados para identificar o que é mais compatível com as necessidades da empresa.

Há ferramentas que atendem especificamente essa finalidade ou que contam com esse tipo de recurso entre suas diversas funções, como o Google Analytics, um grande destaque em meio ao mercado devido às possibilidades que oferece.

De qualquer forma, além de buscar por ferramentas que viabilizem a obtenção de dados precisos, há necessidade de ter atenção nas seguintes questões:

Os resultados das variações podem ser eficazes?

De acordo com as informações apresentadas, uma variável é trabalhada no teste A/B e, por essa razão, é preciso dar ênfase ao fato de que deve haver apenas um elemento distinto entre as duas variações.

Por exemplo, um botão de CTA pode ser amarelo e o outro azul, porém, os demais elementos da página devem ser semelhantes.

Caso contrário, será difícil alcançar resultados eficazes, principalmente, pela falta de assertividade no método empregado.

Qual é a necessidade de amostras?

Imagine que uma marca que atua com programação CLP Siemens deseja testar uma variável na landing page, um dos primeiros passos, sem dúvidas, é determinar qual necessidade estatística deve ser alcançada.

Mais precisamente, quantas pessoas precisam visitar a landing page ou preencher o formulário para a obtenção de um número satisfatório de informações, que serão submetidas a uma análise.

O que a ferramenta viabiliza?

Essa é uma questão primordial, uma vez que a ferramenta aplicada tem grande influência na aplicação do teste. 

Em algumas situações, o recursos selecionado pode dividir a amostragem, por exemplo, metade do público terá acesso a página com o CTA azul e a outra metade verá o amarelo.

Há ainda opções mais avançadas, como exemplificação, pode-se citar uma marca que atua com caixa de calibração de relés que deseja maior praticidade e implanta uma ferramenta que indica qual alternativa apresenta resultados mais positivos.

Nessas situações, sem dúvidas, é de grande importância que a corporação aponte previamente quais são as métricas que devem ser consideradas para a classificação de determinada opção como a de melhor desempenho.

Seja em um e-commerce de itens para equipamentos industriais, como calibrador de rosca tampão ou de qualquer outro setor, é fundamental que exista o conhecimento de que os resultados podem variar de forma significativa.

Por exemplo, em alguns dias pode ser possível detectar os resultados de determinados testes, já outros, podem levar várias semanas. 

Quais erros são comuns ao aplicar o teste A/B?

Conforme abordado, não há um padrão a ser seguido, porém, há algumas ações que possuem um maior potencial para reunir resultados negativos para as empresas na hora de aplicar o teste A/B, tais como:

Analisar os resultados de forma precoce

Imagine que uma empresa que atua na área de construção civil, com estruturas como mezanino industrial metálico, que é indispensável para diversos setores na indústria, aposta no teste A/B para e-mail marketing.

Ao analisar os resultados imediatamente, por exemplo, no mesmo dia, muitas informações fundamentais são negligenciadas, uma vez que detectar padrões faz toda a diferença para os resultados e naturalmente, essa identificação só é eficaz após um determinado período.

Por esse motivo, indica-se que os resultados sejam analisados aproximadamente duas semanas depois do início do teste.

Empregar mais de um teste por vez

Em alguns momentos, principalmente quando as empresas contam com sites notoriamente ativos, pode surgir o interesse de realizar mais de um teste A/B. No entanto, nesse cenário é de grande importância abordar que executar somente um teste por vez apresenta as seguintes vantagens:

  • Evita prejuízos;
  • Potencializa a qualidade dos testes;
  • Permite assertividade na escolha da variável;
  • Contribui com o potencial de conversão.

Todos esses fatores estão associados, principalmente, com o fato de que, ao focar em apenas um teste e evitar o gerenciamento de diversas variáveis, será possível trabalhar o objetivo, público, potencial de conversão, entre outros elementos de forma mais assertiva.

Como consequência, diversos prejuízos podem ser evitados devido a informações inconsistentes ou, até mesmo, quedas na taxa de conversão. 

Analisar métricas inadequadas

Seja em uma empresa que aluga veículos industriais, como empilhadeira para container ou qualquer outra, acompanhar métricas tem um papel importante para que os ajustes necessários sejam sempre realizados no momento certo.

Todavia, é fundamental ter cautela com o tipo de métrica avaliada, pois algumas informações podem não ter valor para determinados objetivos.

Por exemplo, se a meta é aprimorar a versão do CTA, averiguar o tempo de permanência na página pode não ter tanto significado quanto parâmetros como taxa de cliques e conversão.

Sendo assim, se por um lado os testes excluem a necessidade de fazer suposições, por outro, o acompanhamento adequado de cada passo aumenta significativamente as chances de um bom desempenho, o que tem impacto para a empresa de forma geral.

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Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

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