O portfólio é geralmente usado para atrair mais clientes ou para a candidatura no mercado de trabalho ou ainda no mundo acadêmico.
Depois de investir no desenvolvimento pessoal, dominando a área de atuação escolhida, é hora de divulgar as competências profissionais.
É nesse momento que o portfólio se mostra essencial. Isso porque, quando bem feito, ele é capaz de causar uma ótima impressão.
Por esse motivo é de extrema importância que os profissionais entendam que se trata de um material útil não só para a divulgação, mas também para a valorização do trabalho de um profissional.
O que é um portfólio e por que criar um?
O portfólio pode ser definido como uma coletânea de trabalhos já realizados, usada para a documentação e organização da educação, habilidades e competências de um profissional. Em outras palavras, ele é como uma amostra da capacidade de uma pessoa para realizar certos trabalhos. Ele pode ser usado pelas empresas, profissionais e estudantes. Na maioria das vezes, ele é utilizado para atrair clientes e negócios, ou para a candidatura em vagas de emprego, além de outros fins acadêmicos. Portanto, pode-se dizer que o portfólio tem um objetivo bastante diferente do currículo. Afinal, enquanto o currículo é usado para a apresentação de um profissional, o portfólio traz um compilado de trabalhos já realizados. Desse modo, os dois materiais podem ser vistos como complementares. Uma empresa de pintura residencial, por exemplo, deve utilizar o portfólio para mostrar imóveis que já tenham recebido os serviços. Nesse caso, pode ser interessante adicionar fotos de antes e depois, valorizando ainda mais o trabalho. Os portfólios podem ter diferentes formatos, dependendo do seu objetivo e, especialmente, do trabalho que será divulgado. O portfólio de um fotógrafo deve conter fotos de vários trabalhos, assim como o de um redator precisa ser composto de artigos já escritos e publicados. Para se ter uma ideia, uma empresa de transporte de cargas pequenas também pode compor o portfólio com fotos, mas depende de mais informações para a valorização do trabalho. Dentre elas, licenças, certificados e até mesmo relatos de antigos clientes. De uma maneira geral, é possível criar:- Portfólios acadêmicos, reunindo atividades realizadas durante a formação;
- Portfólios de redação, fotografia ou design;
- Portfólios de produtos, que servem como catálogos;
- Portfólios para empresas, apresentando trabalhos, missão, visão e valores.
Principais formatos de portfólio
Basicamente, os portfólios podem ser físicos ou digitais. Embora ambos os formatos apresentem vantagens para os profissionais ou empresas, é necessário compreender qual é o mais indicado para cada caso.Portfólio físico ou impresso
Os portfólios impressos costumam causar um grande impacto nos potenciais clientes e, por isso, pode valer a pena recorrer à essa opção. Muitas vezes, os portfólios impressos representam negócios fechados na hora, tamanha a capacidade de transmitir uma imagem positiva. Mesmo que seja possível mostrar informações, fotos ou até vídeos em um celular ou tablet, ao apresentar o material impresso o profissional que organiza coffee break para 100 pessoas consegue impressionar muito mais o potencial cliente. Isso ocorre porque o portfólio, desde que seja impresso em papel de qualidade e com boa impressão, passa uma imagem altamente profissional.Digital
O portfólio digital tem algumas vantagens, como o fato de que pode ser compartilhado facilmente pela internet. Além disso, ele costuma ter um custo muito baixo, ou até inexistente. Também pode ser criado de uma maneira bastante simples O portfólio digital é o que faz mais sentido para profissionais que trabalham na web, como é o caso de designers, fotógrafos ou redatores. Como o trabalho é digital, o portfólio também precisa ser. A opção também faz bastante sentido para quem realiza trabalho remoto. Um profissional que atua com o licenciamento de obras e construções e que deseja ter presença na internet, ou divulgar os seus serviços em plataformas freelancers, precisa de um portfólio digital. Basicamente, o portfólio digital pode ser criado de duas formas:Em PDF
O PDF (sigla para Portable Document File, ou arquivo de documento portátil, em tradução livre) pode ser considerado um documento universal. A maioria das pessoas o conhece e têm um visualizador para abrir o documento. Esse tipo de arquivo pode ser formado por incontáveis páginas, organizadas com amostras do trabalho de um perito judicial trabalhista, por exemplo. O PDF pode ser produzido até mesmo em softwares gratuitos, como o LibreOffice Writer, editor de textos. Basta produzir o documento e exportar em PDF. O mesmo documento também pode ser impresso.Em plataformas online
Existem dezenas de plataformas específicas para a criação de portfólios na internet, cada uma com suas particularidades. Dentre elas, é possível enumerar as principais:- Behance, pertencente à Adobe, preferida de profissionais criativos;
- Cargo Collective, já tradicional, simples e funcional;
- Rock Stage, da Rock Content, que funciona em WordPress;
- Wix, muito popular, com inúmeras possibilidades de templates;
- Carbonmade, ferramenta própria para portfólios;
- Deviantart, bastante usado por fotógrafos ou profissionais que usam imagens;
- Webs, ferramenta gratuita para a criação de sites;
- WordPress, também para a criação de site, servindo para portfólio;
- Dribbble, que funciona como uma espécie de rede social;
- Facebook, com postagens profissionais em dia.