A internet tornou-se uma plataforma cada vez mais popular, na qual os usuários passaram a ter no mundo digital um novo ambiente de convívio, de troca de informações, de trabalho e até de consumo. Tudo isso estando disponível por meio das redes sociais.
A popularização dessas plataformas se deu por uma série de fatores, a começar pelos avanços tecnológicos, que barateou os custos de produção relacionados aos aparelhos que acessam a internet, passando pelos tradicionais computadores até os novos smartphones.
O ato em si de ingressar à internet também foi otimizado, com a expansão do sinal de internet através do celular, além das próprias empresas de distribuição de internet, com uma concorrência cada vez maior, oferecendo então serviços por preços mais acessíveis.
Junto a isso existe a própria questão da globalização, com os meios digitais se apresentando como uma ponte de comunicação para pessoas de diferentes cantos do mundo, sem a necessidade de dividir o mesmo espaço físico.
O que para o mercado facilitou a relação de ampliação das atividades de uma companhia, como uma empresa de automação comercial, que pode atuar com diferentes filiais espalhadas pelo mundo, exercendo um comando geral, mesmo que à distância.
Essa comunicação realizada por agentes distantes tornou-se ainda mais frequente e necessária durante o período de pandemia, no qual a população se viu obrigada a se manter isolada, sem um contato presencial com outros indivíduos.
Com base nessa realidade, a internet acabou por expandir ainda mais as suas funcionalidades, principalmente quando se pensa no mercado comercial, com as plataformas digitais tornando-se em um dos principais meios de comércio.
E não apenas com serviços exclusivamente digitais, como nos cursos técnicos online, mas também com produtos físicos, no qual a compra é feita de forma virtual, com os consumidores recebendo suas aquisições direto em casa, via serviços de entrega.
Se os hábitos de consumo modificaram-se nos últimos anos graças à internet, um processo que acabou por ser amplificado pela situação da pandemia, o mesmo aconteceu do outro lado, com os comerciantes precisando adotar novas técnicas de atração de público.
As redes sociais acabam sendo a melhor opção nesse sentido, permitindo também que os próprios usuários se transformem em comerciantes, tendo um negócio para chamar de seu, mesmo que seja algo mais informal, com o intuito de aumentar sua renda.
As oportunidades de negócio das redes sociais
Ao abrir um perfil em uma rede social um usuário passa a ser disposto aos mais diversos tipos de conteúdos, adaptados de acordo com a personalidade de cada rede, como os vídeos no Youtube, fotos no Instagram ou postagens profissionais no LinkedIn. Junto a isso existe a pluralidade de ideias dentro de uma única só rede, no qual em uma simples olhada na sua timeline é possível encontrar conteúdos de influenciadores digitais, comentários de amigos e anúncios de um escritório de contabilidade em São Paulo. E é justamente sobre o último que vale a pena se desdobrar, com as redes sociais sendo grandes parcerias dos mais diferentes negócios, sendo possível divulgar o nome da sua marca, ou até mesmo comercializar os seus produtos direto dessas plataformas. Facilitando a situação para os pequenos empreendedores, que não possuem o capital suficiente para abrir um um negócio com um estabelecimento próprio no começo desse projeto, ou simplesmente não possui planos grandiosos, querendo apenas um lucro a mais. Como uma jovem que confecciona moleskine personalizada, de forma a juntar dinheiro para a sua viagem de formatura, assim como uma confeiteira, que divulga os seus serviços por meio das redes sociais, ampliando cada vez mais o seu nível de público. Por outro lado, se as redes sociais permitem que um usuário consiga ampliar o seu valor comercial por meio da internet, isso também acaba ocorrendo com os outros indivíduos também ali presentes, tendo que lidar com uma crescente concorrência. Sem contar com as grandes empresas que também veem na internet uma oportunidade de otimizar o seu contato com o público, como uma consultoria projeto ambiental, que através dos seus perfis na rede apresenta o posicionamento da marca para o seu público. Ou seja, existe nos canais digitais uma disputa constante pela atenção dos usuários, sendo preciso utilizar das ferramentas disponíveis para que a sua marca ou negócio de pequeno porte tenha o destaque que você almeja na internet, para alcançar suas metas.Como otimizar seu perfil comercial nas redes
Diante dessa citada concorrência, para que o perfil do seu negócio consiga ter sucesso, destacando a sua comunicação entre os outros projetos empreendedores ali também presentes, é importante estar atento a um conjunto de estratégias. Algumas técnicas surgem como adaptações daquelas já usadas no mercado tradicional, sendo estipuladas pelos especialistas em marketing, já outras estratégias são desenvolvidas especialmente para a realidade do mercado digital. Para que o seu perfil comercial tenha o sucesso esperado é importante conhecer ambas essas práticas, de forma a garantir que o seu empreendimento chegue ao conhecimento do público, trabalhando depois para converter essa audiência em clientes.Segmente o seu público
Todo negócio precisa trabalhar com um público bem definido, para que a realização de estratégias certeiras seja mais eficiente, conquistando a atenção do público, convencendo sobre a necessidade de consumir os produtos e serviços, e por fim concretizando a venda. Na internet isso não só continua sendo necessário, como também é uma estratégia otimizada pela ferramentas disponíveis nas plataformas, que com um monitoramento avançado dos usuários consegue identificar melhores oportunidades comerciais. Sendo o caso de um indivíduo que costuma seguir nas redes perfis voltados ao universo gráfico, provavelmente com o intuito de abrir um negócio próprio. Para esse público, anúncios voltados a papéis para plotter sublimação podem ser mais eficientes. Um empreendimento trabalhando com outro, tendo as redes sociais como uma plataforma de mútua comunicação.Posicione sua marca
Qualquer empresa precisa de uma imagem clara, com a adesão da internet isso acabou tornando-se ainda mais imprescindível, com o público frequentemente usando dos meios digitais para se informar sobre os valores de uma empresa e sua real realização. Uma realidade dos grandes nomes no mercado, mas que também se mostra necessária para os negócios menores ali presente. O prestígio de um empreendimento, a história da pessoa por trás desse projeto chegar a ser ainda mais importante. Para competir com outros empreendedores e até mesmo com os grandes mercados é importante que o seu negócio tenha um diferencial próprio, capaz de chamar a atenção do público e o colocar como um possível comprador.Produza conteúdos
Se o intuito da sua comunicação nas redes é conquistar o interesse dos usuários, levando a longo prazo à finalização do processo de compra, é essencial que o seu negócio desenvolva peças que o ajudem nesse sentido, como através dos conteúdos próprios. O público passa tanto tempo nas redes justamente por causa dos inúmeros conteúdos disponíveis nessas plataformas, sendo assim, para que o seu perfil se destaque é interessante adotar esse tipo de produção. O marketing de conteúdo trabalha justamente com essa relação, como um empreendedor que opera com serviços gerais em lojas de departamento, produzindo conteúdos que abordam temas comuns ao meio, como o uso de acm revestimento na fachada das lojas.Adote estratégias de SEO
E para que esse conteúdo seja encontrado diante o mar de informações que pode ser encontrado nas redes sociais, é de grande relevância ficar atento às configurações referentes ao SEO (Search Engine Optimization). Essa otimização dos serviços de busca permite com que um usuário pesquise sobre os melhores serviços de reforma na região, sendo então direcionado a um profissional em específico, visto a boa reputação que ele construiu através das plataformas digitais. Um bom SEO trabalha com a escolha eficaz de palavras-chave, termos que ao serem buscados nas páginas de pesquisa poderão indicar o seu perfil em específico. Algo válido também para os serviços de busca posicionados dentro das próprias redes sociais.Aposte em anúncios digitais
A pesquisa orgânica, quando o usuário busca exatamente pelo nome da sua empresa, é um bom índice a ser monitorado, vide a reputação da marca nas redes, no entanto, só isso não é necessário para que o seu perfil alcance um número maior de usuários. Por meio de conteúdos publicitários bem elaborados, aliados às citadas técnicas de SEO, a chance do seu perfil se destacar nos serviços de busca se tornam muito maiores. Diversas redes sociais possuem seus programas próprios voltados a anúncios como:- Google Ads;
- Facebook Business;
- Instagram for Business;
- LinkedIn Ads;
- Twitter Ads.