Eduardo Larbac

  • Quem sou
  • Entre em contato
Sem categoria

Como ganhar leads através do marketing de conteúdo?

Jayane Guia de Investimento - 9 de junho de 2022

O marketing de conteúdo é uma estratégia comercial que apresenta um grande valor no cenário atual do mercado, no qual as empresas buscam cada vez mais conquistar uma melhor relação com o seu público por meio de uma conexão que vai além de suas vendas.   Uma associação capaz de aumentar a percepção do público sobre um produto ou serviço, trabalhando assim com a necessidade da sua audiência consumidores em cima desses artigos, por meio de uma estratégia cujo valor está presente como algo à longo prazo. E para garantir esse sucesso futuro, é importante que uma companhia trabalhe muito bem as suas estratégias de comunicação, com atenção para os seus canais escolhidos, o estilo de diálogo, além de outros pontos capazes de aproximar o público de uma empresa. Como empresas que realizam teste de impairment, cuja atenção deve estar voltada para um público de perfil empresarial em busca de descobrir sobre a visibilidade dos seus negócios, de acordo com os seus ativos atuais e os seus métodos de administração. Nesse caso, é preciso fazer algo que vá além de simplesmente divulgar os seus serviços, sendo preciso adotar uma estratégia capaz de fortalecer a relação de uma marca com o seu público almejado, no que permita uma expansão dos seus negócios. Algo capaz de levar até mesmo a um esperado aumento em suas vendas, por mais que isso não deva ser o propósito principal com a adoção de uma estratégia otimizada para o seu negócio, como é o caso do marketing de conteúdo. Um sistema potencializado de comunicação que é capaz de trazer os melhores resultados possíveis para um fornecedor de biscoito de polvilho, criando uma demanda para os seus produtos a partir de uma campanha de marketing que pode ser veiculada na internet. Isso em um cenário no qual é possível alcançar um número cada vez maior de clientes de acordo com as suas estratégias de comunicação adotadas, existindo assim uma relação positiva entre o marketing de conteúdo e o encontro de novos leads para o seu negócio. O que nos leva à importância de entender de fato como funciona essa prática em particular.

A definição do marketing de conteúdo

A função por trás de qualquer estratégia de marketing é garantir com que um negócio alcance melhores resultados, independente de qual seja a sua área. Inclusive, essa amplitude de mercado que leva a criação de diferentes práticas de marketing. Existindo uma aplicação mais adequada para o perfil de um negócio em relação a uma estratégia em particular. O marketing de conteúdo, por exemplo, possui um destaque especial para companhias que trabalham com o meio digital como base dos seus negócios. Um cenário que hoje pode englobar um ramo variado de serviços, como um serviço de consultoria em gestão de empresas, que atualmente pode ser disponibilizado de forma completamente digital, sem a necessidade de um contato físico com os seus clientes. Essa aplicação do marketing de conteúdo se dá a partir do compartilhamento de peças que podem garantir uma atenção da sua audiência. Isso por meio de conteúdos que não necessariamente trabalham com o objetivo de vendas dos seus produtos e serviços. O principal objetivo desta estratégia é garantir a comercialização de algo de valor similar, tratando-se da imagem que pode ser trabalhada por uma companhia. Imagem essa que é de grande importância para que um negócio alcance bons resultados com seus projetos. Ainda mais quando se trata de uma empresa que lida com um alto nível de competição no mercado, fazendo com que um usuário que recorra à internet para comprar projetor encontre um índice variado de companhias que trabalham com esse tipo de produto. É justamente a aproximação de uma dessas empresas com o público o índice responsável pela sua escolha durante uma decisão de compra, o que aumenta o seu número de vendas, assim como a performance em geral dessa companhia. Isso com o marketing de conteúdo podendo ser executado a partir de diferentes formatos de produções, entre eles:
  • Textos;
  • Vídeos;
  • Imagens;
  • Podcasts;
  • Jogos eletrônicos.
Meios que podem ser combinados para que uma empresa conquiste tanto a atenção como a consideração de um cliente acerca dos seus produtos e serviços. Isso a partir de uma conexão que tem início com os formatos de conteúdos que podem ser apresentados. Alcançando assim um número amplo de novos leads para o seu negócio, sendo importante entender sobre o que se trata esse termo e o seu valor para o crescimento de um empreendimento.

A importância de um lead para um negócio

Dentro do setor de marketing existe um termo de grande valor, que é o papel de um lead para um negócio. Esse indivíduo pode ser definido como um cliente em potencial para uma empresa, ou seja, um indivíduo que apresenta possibilidade de ser conquistado. É o caso de um usuário que pesquisa na internet sobre os serviços de administração de condomínio comercial, abrindo assim uma ponte de interesse que pode ser trabalhada por esse tipo de companhia, atuando para garantir a conversão desses futuros clientes. Quanto maior o índice de leads alcançados por um negócio, maiores são as possibilidades desse empreendimento em conquistar novas oportunidades, ampliando o seu público, as suas vendas e, como resultado disso, o seu rendimento. Um cenário que leva a importância em saber como trabalhar para alcançar a atenção dos seus clientes em potencial, trabalhando com uma estratégia específica de marketing, que é o caso da prática de inbound marketing. Uma tática aplicada para conquistar a atenção de um público, com destaque para a internet, fazendo com que essa audiência digital possa ser levada até o alcance dos seus negócios na rede, algo que pode ser melhor trabalhado com apoio do marketing de conteúdo. Fazendo assim com que uma empresa de consultoria recrutamento e seleção, por exemplo, consiga ampliar o seu público de clientes a partir de um trabalho otimizado em alcançar leads para o seu negócio. Ação que pode ser conquistada a partir de uma bem estruturada estratégia de marketing de conteúdo.

Como otimizar suas ações de conteúdo?

Para que o marketing de conteúdo alcance melhores resultados junto ao seu negócio, é importante também aplicar certas estratégias que permitam a otimização de tal sistema, aprimorando assim uma prática que já se destaca por suas melhorias ao mercado. De forma a garantir que essa estratégia de conteúdo ajude uma empresa a responder da melhor maneira possível ao seu público, com produções que garantam a atenção e consideração para um provável processo de conversão, é indicado:

Conhecer o seu público

O desenvolvimento de um conteúdo adequado, como um vídeo para o YouTube ou um texto para um blog, depende da identificação das produções que serão veiculados em seus canais, sendo importante direcionar tais conteúdos para o público que se almeja conectar. Para que essa ação leve a melhores resultados, é indicado para uma agência de assessoria contábil para abertura de empresa conhecer de forma profunda o seu público-alvo, para assim produzir conteúdos alinhados às expectativas dessa sua audiência.

Plano de comunicação

A produção adequada de um conteúdo depende de uma série de fatores, com destaque para o auxílio de um plano de comunicação, documento esse que pode servir como uma linha de apoio para as suas produções, contendo informações até sobre o seu público. Para que um conteúdo consiga se destacar, é importante contar com uma boa estrutura por trás dessas produções, envolvendo o assunto que será abordado, o público-alvo desses conteúdos, os canais nos quais eles serão veiculados, entre outros tópicos importantes.

Atenção aos canais escolhidos

Para cada perfil de conteúdo é importante escolher um canal adequado para a sua veiculação. Nesse sentido, é essencial optar por veículos que estão conectados à atenção de sua audiência almejada para assim garantir a visualização adequada dessas produções. Como um serviço de assistência técnica perícia trabalhista, que pode ter um foco especial para as redes sociais ao identificar que esse canal digital está entre os pontos de maior valor para um negócio, de forma a garantir o seu contato com novos clientes.

Reutilização de conteúdos

Para se conquistar um número variado de público é preciso responder com um número variado também de conteúdos, algo que pode se revelar como um desafio diante da necessidade de produzir textos, imagens e vídeos, tudo em uma grande escala. Uma dica para te ajudar a dar conta dessa produção de larga escala de conteúdos é recorrer a processo de reutilização das suas produções, ou seja, a adaptação de alguns conteúdos previamente compartilhados, ajustando-os para novos canais. Como na divisão de um e-book em diversas matérias que poderão ser compartilhados no blog de uma empresa. A partir dessas dicas é possível oferecer melhores oportunidades de contato ao público por parte dos seus negócios, ajudando ele a conquistar uma nova audiência de clientes, assim como os leads que poderão ser convertidos como parceiros para sua empresa. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 0 0
Compartilhe

Jayane Guia de Investimento

Deixe seu comentário Cancelar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo Anterior Gestão de tempo ajuda a aumentar a produtividade?
Próximo Artigo O que é o processo AIDA e como aplicar nas suas vendas?

Pesquise no Blog

Crie sua Web Rádio

Receba Novidades

Vamos manter contato?

Últimos Artigos

  • churn

    Como reduzir o churn de seu e-commerce?

  • SEO

    Como produzir conteúdos de Marketing para SEO?

  • gestão de equipe

    Como fazer uma boa gestão de equipe e comunicação empresarial

  • redes sociais

    Redes sociais: Como utiliza-las para gerar leads e vendas

  • A importância da análise de dados na tomada de decisão de negócios

No Facebook

Me encontre também em

  • Quem sou
  • Entre em contato

Feito com ❤ pelo time Eduardo Larbac