O texto de hoje irá abordar o que é o processo AIDA e como ele pode ser aplicado às suas vendas, explorando as etapas de aplicação, algumas vantagens e dicas que podem ajudar no gerenciamento da sua empresa de cftv para condominio.
Sabemos que o mundo atual está em constante desenvolvimento e, mesmo com a tecnologia e a internet, o avanço não para e cada vez novas estratégias de negócios são criadas e aprimoradas, mudando a forma de chamar a atenção das pessoas.
Mesmo uma equipe de vendas precisa de alguns métodos focados em atingir determinados objetivos, para que assim seus esforços e energia sejam focados em um lugar, almejando sempre expandir os negócios e fazer com que a empresa seja mais reconhecida.
O marketing é essencial para qualquer empresa e, principalmente quando pensamos em utilizá-lo junto do processo de vendas, é preciso ter em mente estratégias, práticas e métodos que podem ser utilizados para aprimorar esse processo.
Nos dias de hoje é difícil convencer as pessoas a adquirir certo produto, principalmente com tantas outras opções sendo oferecidas a todo momento para elas, seja por meio da internet ou até mesmo nos lugares que frequentam.
Isso significa que mesmo produtos para tratamento de água, apesar de ter o seu nicho, podem ser utilizados de maneira eficiente para serem vendidos.
Em outras palavras, é possível comercializar tudo no mercado desde que se saiba para quem está vendendo, o que está vendendo, o potencial do seu produto ou serviço, e como fazer para torná-lo interessante para o público.
É preciso então conhecer a sua empresa a fundo, seja ela de alarme de incêndio preço ou uma rede de academias, o fundamental é entender o que ela pode oferecer e então definir o que é melhor para o seu negócio, dentro todas as estratégias de marketing disponíveis no mercado.
Os tópicos a seguir irão contextualizar a utilização dessa prática, explorando seus conceitos e o que ele pode oferecer para o seu negócio, mostrando inclusive as vantagens que a estratégia traz consigo e podendo ser aplicada até mesmo em um fabricante de radiadores industriais.
O conceito de AIDA
De forma simples e bastante direta, a sigla AIDA se refere às palavras Atenção, Interesse, Desejo e Ação. O principal objetivo é a análise dos leads durante sua jornada de compras para a tomada de decisões mais assertivas para a conversão dos mesmos. Na grande maioria das vezes, é utilizado pela equipe de vendas que tem como principal objetivo direcionar o usuário da melhor maneira possível ao longo do funil de vendas, para melhor prepará-lo para o momento da venda. Em outras palavras, mesmo que o foco da sua empresa seja vender aquecedor de ar industrial elétrico, quando o cliente está dentro do funil de vendas, a equipe de vendas irá direcionar e personalizar o atendimento, facilitando assim a conversão. Sendo assim, saber o que o cliente pensa, quais os próximos passos, como conquistá-lo de maneira única são apenas algumas das possibilidades que o processo AIDA oferece para as empresas que a utilizam. Algumas vantagens desta aplicação são:- Maior alcance da marca;
- Clientes mais interessados e engajados;
- Maior número de vendas;
- Relação com o lead mais próxima;
- Aumento da relevância da marca.