Olhar para trás nos ajuda a entender o presente e dar passos mais confiantes e seguros pensando no futuro. Com o surgimento da era digital e a propagação de recursos e tecnologias praticamente a todo o tempo, pensar no passado às vezes parece uma missão muito complicada.
Quando olhamos para trás, conseguimos ver a evolução e entender o quanto diversas tecnologias e ferramentas cresceram, ganhando cada vez mais forma e propriedade conforme os anos, e se estabelecendo devido a sua propagação e impacto.
Por exemplo, uma pessoa que realizou a primeira filmagem com drone profissional não tinha noção da propagação que essa ação tomaria, se estabelecendo praticamente em todos os meios, sendo utilizados em filmagens de YouTube, clipes de música, casamento e afins.
Logo, o marketing segue essa linha, sendo estabelecido desde os primeiros negócios do mundo, se propagando devido a sua prospecção de futuro e uma visão mais ampla conforme a época e suas expectativas com o passar dos anos.
Afinal, muitas pessoas que trabalham com o marketing têm essa visão atual que o marketing prega, sem imaginar o seu surgimento e o quanto esse recurso se adaptou e se mostrou sempre uma ferramenta essencial entre os negócios e empresas.
Pensando nisso, o texto nos conduz justamente ao próximo ponto, destacando o surgimento dessa ferramenta primordial e deixando claro sua importância e capacidade de transformação.
Mas fique tranquilo! Trouxemos algumas informações para deixar claro esse surgimento e fazer com que cada etapa dessa tecnologia importantíssima seja explicada e estabelecida em mente de uma forma clara. Vamos lá!
O marketing e seu surgimento estão associados com uma invenção que mudou a sociedade e as formas de comunicação. Em 1450, Gutenberg inventou a prensa tipográfica e revolucionou os contatos e interações estabelecidas.
Ao inventar essa prensa, a distribuição de textos começou a se fazer presente de uma forma mais natural, fazendo com que as pessoas pudessem ter essas informações à disposição e tivessem esse contato com a escrita de uma forma frequente.
Só para deixar claro, antes desse recurso ser inventado, o contato com a escrita era algo para pouquíssimas pessoas, limitando esse conhecimento e fazendo com que só alguns tivessem acesso a ela.
Por isso, essa ação se mostra um ato importantíssimo para a sociedade e para que o marketing tivesse seu surgimento. Ao se propagar e se popularizar as formas de escritas entre a maioria, se deu início aos primeiros anúncios da época, trazendo as características e as formas de marketing daquele momento.
O marketing em seu início seguia uma linha tradicional e sem muitas variações conforme sua aplicação, indo ao encontro de um modelo mais outbound, procurando vender o produto sem que houvesse o primeiro contato e interação com os seus clientes.
Para deixar claro esse modelo inicial, nessa visão do marketing, por exemplo, uma empresa de equipamentos audiovisuais se preocupava somente com a venda e não com o processo e toda a forma de comunicação em torno dessa ação.
Assim, sendo marcada por esse movimento mais direto e por pouco aprofundamento através das primeiras vendas, só estabelecendo de fato um contato após realizar esse primeiro momento.
Com a evolução das tecnologias e o passar dos anos, o comportamento e as ações dos clientes foram sofrendo algumas alterações, fazendo com que o marketing tivesse essa necessidade de educar os consumidores e evoluir conforme cada momento da sociedade.
Dessa forma, o texto nos leva justamente ao próximo ponto a ser destacado, deixando claro toda essa evolução em torno do marketing e como ele foi se adaptando conforme as atualizações e as tecnologias que foram surgindo.
Pensando nisso, destacamos alguns tópicos onde vamos explicar as características e o papel do marketing através de cada movimento, deixando claro cada passo e o caminho para que essa tecnologia se propagasse e se tornasse fundamental praticamente em todos os meios. Confira!
Através disso, com a popularidade dos jornais, esse local se tornou um meio interessante para que anúncios tomassem uma proporção e fossem estabelecidos diante dessa plataforma.
Assim, esse processo se tornou algo comum, onde de fato qualquer negócio poderia utilizar esse meio, sendo usado, por exemplo, por um serviço de manutenção preventiva sistema de incêndio aos mais variados produtos e serviços, fazendo com que mais pessoas tivessem acesso a essas informações.
Com isso, os jornais se fortalecem tendo esses retornos financeiros através das divulgações e as empresas têm cada vez mais espaço e uma relevância diante do público.
Com isso, a divulgação de informações de produtos através desse meio se tornou uma ação popular, fazendo com que as pessoas se deparassem e tivessem esses acessos de uma forma cômoda através dos seus dias.
Somente uma questão fez com que esses pôsteres tivessem uma alteração conforme a sua funcionalidade: em Londres em 1839, tornou se ilegal colocar e propagar esses pôsteres nas ruas.
Dessa forma, os profissionais de marketing da época encontraram uma forma de continuar essa divulgação, estabelecendo e propagando o uso dos outdoors, onde se tinha ainda mais visibilidade e de fato seguiam as leis do país.
Logo as informações tomaram ainda mais proporção, tendo essa fácil visualização e sendo extremamente úteis para essa ação de divulgação e alcance do público, se estabelecendo até hoje como por exemplo através de uma divulgação de sacolas personalizadas para eventos.
Com o passar dos anos, o surgimento do rádio e da televisão tiveram um impacto tão significativo quanto a invenção de Gutenberg, modificando as formas de comunicação e fazendo com que diversos movimentos e ações fossem estabelecidos.
Com o surgimento das rádios, diversas empresas, como um serviço de segurança para festas e afins, começaram a investir nessa forma de propaganda através dos rádios, criando slogans e fazendo com que as marcas ficassem na mente do público.
Dessa forma, os métodos até então conhecidos sofreram grandes alterações, fazendo com que as empresas e o público se adaptassem a essa nova forma e modelo de marketing e de comunicação.
Alguns anos depois, a televisão surgiu como uma ferramenta onde as possibilidades se demonstravam ainda maiores, estabelecendo recursos e fazendo com que o público tivesse ainda mais interação através de comerciais, programas, etc.
Logo, o marketing se fez presente através de comerciais com uma mega produção e com formatos que interagiam ainda mais com o público, demonstrando essa funcionalidade desde um produto como um crachá em pvc personalizado a propagandas de bebidas e afins.
Entretanto, os comerciais de TV, devido a essa produção, se mostravam caros através dos investimentos, fazendo com que o marketing buscasse outros meios e continuasse evoluindo para obter praticidade para as empresas.
As formas de comunicação sofreram alterações extremamente significativas, tendo esse boom da internet em 1990 e fazendo com que as maneiras de divulgação seguisse um rumo totalmente animador e com essa visão de futuro.
Ao de fato surgir essas formas de comunicação, se abriu portas e possibilidades para que diversos contatos e a evolução fossem estabelecidos, fazendo com que principalmente o marketing se expandisse e tomasse esses rumos e a importância conforme é visto hoje.
Assim, atualmente se vê o marketing desde uma pesquisa sobre um laboratório de análise de efluentes, valorizando o conteúdo e dando acesso ao público, aos mais variados locais entre empresas e negócios online.
Com isso, aplicando principalmente essa questão da funcionalidade e do inbound marketing, onde o marketing tem esse papel de educar e de moldar o comportamento dos consumidores conforme os anos.
Dessa forma, se tem essa praticidade desde uma pesquisa sobre um leitor biométrico para controle de acesso a uma pesquisa sobre roupas e afins, demonstrando a evolução e o quanto o marketing se adaptou para chegar na forma em que conhecemos.
Quando olhamos para trás, conseguimos ver a evolução e entender o quanto diversas tecnologias e ferramentas cresceram, ganhando cada vez mais forma e propriedade conforme os anos, e se estabelecendo devido a sua propagação e impacto.
Por exemplo, uma pessoa que realizou a primeira filmagem com drone profissional não tinha noção da propagação que essa ação tomaria, se estabelecendo praticamente em todos os meios, sendo utilizados em filmagens de YouTube, clipes de música, casamento e afins.
Logo, o marketing segue essa linha, sendo estabelecido desde os primeiros negócios do mundo, se propagando devido a sua prospecção de futuro e uma visão mais ampla conforme a época e suas expectativas com o passar dos anos.
Afinal, muitas pessoas que trabalham com o marketing têm essa visão atual que o marketing prega, sem imaginar o seu surgimento e o quanto esse recurso se adaptou e se mostrou sempre uma ferramenta essencial entre os negócios e empresas.
Pensando nisso, o texto nos conduz justamente ao próximo ponto, destacando o surgimento dessa ferramenta primordial e deixando claro sua importância e capacidade de transformação.
Como surgiu o marketing?
Ao plantar essas informações em sua mente, nesse momento você deve estar se perguntando como surgiu o marketing, pensando nos acontecimentos e tentando entender onde de fato essa tecnologia se fez presente em tempos anteriores.Mas fique tranquilo! Trouxemos algumas informações para deixar claro esse surgimento e fazer com que cada etapa dessa tecnologia importantíssima seja explicada e estabelecida em mente de uma forma clara. Vamos lá!
O marketing e seu surgimento estão associados com uma invenção que mudou a sociedade e as formas de comunicação. Em 1450, Gutenberg inventou a prensa tipográfica e revolucionou os contatos e interações estabelecidas.
Ao inventar essa prensa, a distribuição de textos começou a se fazer presente de uma forma mais natural, fazendo com que as pessoas pudessem ter essas informações à disposição e tivessem esse contato com a escrita de uma forma frequente.
Só para deixar claro, antes desse recurso ser inventado, o contato com a escrita era algo para pouquíssimas pessoas, limitando esse conhecimento e fazendo com que só alguns tivessem acesso a ela.
Por isso, essa ação se mostra um ato importantíssimo para a sociedade e para que o marketing tivesse seu surgimento. Ao se propagar e se popularizar as formas de escritas entre a maioria, se deu início aos primeiros anúncios da época, trazendo as características e as formas de marketing daquele momento.
O marketing em seu início seguia uma linha tradicional e sem muitas variações conforme sua aplicação, indo ao encontro de um modelo mais outbound, procurando vender o produto sem que houvesse o primeiro contato e interação com os seus clientes.
Para deixar claro esse modelo inicial, nessa visão do marketing, por exemplo, uma empresa de equipamentos audiovisuais se preocupava somente com a venda e não com o processo e toda a forma de comunicação em torno dessa ação.
Assim, sendo marcada por esse movimento mais direto e por pouco aprofundamento através das primeiras vendas, só estabelecendo de fato um contato após realizar esse primeiro momento.
Com a evolução das tecnologias e o passar dos anos, o comportamento e as ações dos clientes foram sofrendo algumas alterações, fazendo com que o marketing tivesse essa necessidade de educar os consumidores e evoluir conforme cada momento da sociedade.
Dessa forma, o texto nos leva justamente ao próximo ponto a ser destacado, deixando claro toda essa evolução em torno do marketing e como ele foi se adaptando conforme as atualizações e as tecnologias que foram surgindo.
Como o marketing foi se adaptando?
Ao pensarmos na evolução e adaptação do marketing conforme os anos, devemos pensar em alguns momentos essenciais e como essa tecnologia foi se estabelecendo até chegar à forma em que a conhecemos.Pensando nisso, destacamos alguns tópicos onde vamos explicar as características e o papel do marketing através de cada movimento, deixando claro cada passo e o caminho para que essa tecnologia se propagasse e se tornasse fundamental praticamente em todos os meios. Confira!
- Jornais e revistas;
- Pôsteres e outdoors;
- Rádio e TV;
- Celulares, computadores e a internet.
Jornais e revistas
Após a invenção de Gutenberg, com o passar dos anos a divulgação e propagação dos jornais e revistas se tornaram um movimento popular, se propagando em países como a Alemanha, Estados Unidos e outros.Através disso, com a popularidade dos jornais, esse local se tornou um meio interessante para que anúncios tomassem uma proporção e fossem estabelecidos diante dessa plataforma.
Assim, esse processo se tornou algo comum, onde de fato qualquer negócio poderia utilizar esse meio, sendo usado, por exemplo, por um serviço de manutenção preventiva sistema de incêndio aos mais variados produtos e serviços, fazendo com que mais pessoas tivessem acesso a essas informações.
Com isso, os jornais se fortalecem tendo esses retornos financeiros através das divulgações e as empresas têm cada vez mais espaço e uma relevância diante do público.
Pôsteres e outdoors
Os pôsteres surgiram como uma ação mais prática em relação à entrega dos panfletos, gerando um processo e esforço mais simples, onde de fato só estabelecia as informações em locais precisos e as pessoas tinham esse acesso.Com isso, a divulgação de informações de produtos através desse meio se tornou uma ação popular, fazendo com que as pessoas se deparassem e tivessem esses acessos de uma forma cômoda através dos seus dias.
Somente uma questão fez com que esses pôsteres tivessem uma alteração conforme a sua funcionalidade: em Londres em 1839, tornou se ilegal colocar e propagar esses pôsteres nas ruas.
Dessa forma, os profissionais de marketing da época encontraram uma forma de continuar essa divulgação, estabelecendo e propagando o uso dos outdoors, onde se tinha ainda mais visibilidade e de fato seguiam as leis do país.
Logo as informações tomaram ainda mais proporção, tendo essa fácil visualização e sendo extremamente úteis para essa ação de divulgação e alcance do público, se estabelecendo até hoje como por exemplo através de uma divulgação de sacolas personalizadas para eventos.
Rádio e TV
Esse meio já é algo mais presente e de fato já nos remete a uma época mais atual, lembrando-se de propagandas, comerciais e diversos movimentos do marketing através desses meios tão importantes.Com o passar dos anos, o surgimento do rádio e da televisão tiveram um impacto tão significativo quanto a invenção de Gutenberg, modificando as formas de comunicação e fazendo com que diversos movimentos e ações fossem estabelecidos.
Com o surgimento das rádios, diversas empresas, como um serviço de segurança para festas e afins, começaram a investir nessa forma de propaganda através dos rádios, criando slogans e fazendo com que as marcas ficassem na mente do público.
Dessa forma, os métodos até então conhecidos sofreram grandes alterações, fazendo com que as empresas e o público se adaptassem a essa nova forma e modelo de marketing e de comunicação.
Alguns anos depois, a televisão surgiu como uma ferramenta onde as possibilidades se demonstravam ainda maiores, estabelecendo recursos e fazendo com que o público tivesse ainda mais interação através de comerciais, programas, etc.
Logo, o marketing se fez presente através de comerciais com uma mega produção e com formatos que interagiam ainda mais com o público, demonstrando essa funcionalidade desde um produto como um crachá em pvc personalizado a propagandas de bebidas e afins.
Entretanto, os comerciais de TV, devido a essa produção, se mostravam caros através dos investimentos, fazendo com que o marketing buscasse outros meios e continuasse evoluindo para obter praticidade para as empresas.
Celulares, computadores e a internet
Alguns anos se passaram e houve o surgimento de algo que mudaria de uma vez por todas a relação e conhecimento do marketing, ao surgir em 1973 à primeira chamada por celular, em sequência os primeiros computadores pessoais em 1981 pela IBM, e os famosos Macintosh da Apple, em 1984.As formas de comunicação sofreram alterações extremamente significativas, tendo esse boom da internet em 1990 e fazendo com que as maneiras de divulgação seguisse um rumo totalmente animador e com essa visão de futuro.
Ao de fato surgir essas formas de comunicação, se abriu portas e possibilidades para que diversos contatos e a evolução fossem estabelecidos, fazendo com que principalmente o marketing se expandisse e tomasse esses rumos e a importância conforme é visto hoje.
Assim, atualmente se vê o marketing desde uma pesquisa sobre um laboratório de análise de efluentes, valorizando o conteúdo e dando acesso ao público, aos mais variados locais entre empresas e negócios online.
Com isso, aplicando principalmente essa questão da funcionalidade e do inbound marketing, onde o marketing tem esse papel de educar e de moldar o comportamento dos consumidores conforme os anos.
Dessa forma, se tem essa praticidade desde uma pesquisa sobre um leitor biométrico para controle de acesso a uma pesquisa sobre roupas e afins, demonstrando a evolução e o quanto o marketing se adaptou para chegar na forma em que conhecemos.