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Como o conteúdo gerado pelos usuários pode ajudar seu negócio

Jayane Guia de Investimento - 29 de julho de 2022

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O conteúdo gerado pelo usuário hoje em dia, possui uma grande relevância para marcas e empresas que desejam crescer no mercado e obter bons resultados não apenas em suas vendas, mas também na experiência do cliente. 

Vivemos em uma geração onde tudo é postado, compartilhado e mostrado através da internet, é quase impossível encontrar alguém que nunca tenha postado sobre um lugar que visitou ou uma ótima compra que fez. 

Com o surgimento da internet das redes sociais, isso se tornou mais comum do que podíamos imaginar, e mesmo esse processo tendo seus lados negativos, ainda assim trouxe diversos benefícios para as empresas.

Uma empresa de cameras de segurança SP, por exemplo, consegue utilizar o conteúdo gerado pelos usuários para melhorar a reputação no mercado e até mesmo atrair novos clientes que podem ser influenciados por esses usuários. 

Hoje, não vivemos mais na geração onde os clientes eram apenas números e espécies de máquinas que serviam apenas para comprar e comprar, pelo contrário, hoje esse conceito mudou e a relação entre marca e consumidor está cada vez mais estreita. 

E isso é ótimo, pois com uma relação mais íntima entre empresa e cliente, ambos podem sair ganhando, o cliente ganha uma marca na qual pode confiar e indicar para outros e a empresa ganha um consumidor fiel que trará novos clientes e mais satisfação para o negócio.

Sendo assim, utilizar o conteúdo gerado pelos usuários ou até mesmo incentivá-los a fazer isso é uma ótima maneira de mudar por completo a imagem do seu negócio e trazer ainda mais resultados para a sua marca. 

Seja uma prestadora de serviços que produz um plano de gestão ambiental empresa ou até mesmo uma loja de maquiagem, o conteúdo do usuário é válido e benéfico para todo e qualquer tipo de negócio. 

Por isso, hoje iremos a fundo neste conceito, conhecendo bem o que são esses conteúdos gerados por usuários, assim como suas vantagens e maneiras de incentivá-los a fazer o mesmo com o seu negócio. 

Entenda o que são os conteúdos gerados pelos usuários 

Os conteúdos gerados pelos usuários nada mais são do que as postagens que eles costumam fazer nas plataformas digitais dando suas opiniões sobre determinados produtos ou serviços que adquiriram. 

Além de deixarem seus comentários até mesmo no próprio site da marca ou em plataformas que servem justamente para isso, eles ainda conseguem compartilhar suas visões através de seus perfis nas redes sociais.

Por exemplo, uma pessoa que contratou uma empresa de consultoria ambiental com uma empresa específica e adorou a experiência, pode ir até suas redes sociais e compartilhar a experiência que viveu com seus seguidores e falar mais sobre o serviço em questão. 

Essa ação, por mais simples que pareça, é vista como um conteúdo produzido e compartilhado por livre e espontânea vontade da pessoa e que, pode chamar atenção de outras que se interessam ou precisam daquele mesmo produto ou serviço. 

Vivemos em uma geração onde a produção de conteúdo nas redes sociais e no âmbito online está cada vez maior, sendo assim, quando uma pessoa fala bem da sua marca em um plataforma digital, você tem muito mais a ganhar do que perder. 

Por isso, os conteúdos gerados pelos usuários podem ser vistos em diversas plataformas e nos mais variados formatos de comunicação, como:
  • Vídeos;
  • Stories;
  • Textos;
  • Publicações;
  • Fotos;
  • Mensagens, entre outros. 
Hoje, o contato está cada vez mais simples e acessível, por isso, para que uma pessoa produza um conteúdo recomendando o seu sistema fotovoltaico rural, por exemplo, é um processo simples e que demanda pouco esforço para ela. 

Vantagens do conteúdo gerado pelos usuários 

Muitos ainda se perguntam se os conteúdos gerados pelos usuários fazem realmente diferença dentro de um negócio, por isso, selecionamos alguns dos principais benefícios desse processo para te provar a influência dele. Confira: 

Melhor reputação e imagem da marca 

Hoje, a marca que se preocupa em construir uma boa reputação e imagem para o seu negócio é aquela que entende como a opinião pública é essencial para que ela se mantenha de pé no mercado, e o conteúdo produzido pelo usuário pode ajudar nisso.

Afinal de contas, tendemos a acreditar mais na credibilidade de uma empresa quando vemos outras pessoas que já consumiram seus produtos ou serviços, elogiando todo o processo realizado por ela. 

Sendo assim, os conteúdos produzidos pelos usuários podem trazer a certeza e decisão de compra para outras pessoas que ainda estão em dúvida se compram ou não de você, pois a partir desse tipo de conteúdo, elas podem confiar mais no seu trabalho. 

Mais vendas e clientes 

Quando estamos à procura de um determinado serviço ou até mesmo um produto como um aquecedor de ar industrial elétrico, é normal que pesquisem sobre a opinião de outras pessoas que já consumiram ele. 

Isso porque, como mencionamos anteriormente, tendemos a acreditar mais na opinião de pessoas que já consumiram aquilo que também queremos, isso gera mais credibilidade e certeza na ação de compra. 

Por isso, ao se deparar com o conteúdo gerado por usuário falando justamente da sua marca, outras pessoas podem ser atraídas para o seu negócio, o que gera mais clientes, mais vendas e, consequentemente, mais faturamento. 

Melhor relacionamento com o cliente 

Recapitulando o que também comentamos no início do texto, vivemos em uma geração onde os clientes não são vistos mais como apenas números para fazer uma empresa ganhar mais dinheiro, mas como pessoas que precisam de atenção e comunicação. 

Sendo assim, ao conhecer um usuário que consumiu o seu macarrão talharim tipo caseiro, por exemplo, e produziu um conteúdo para as redes sociais, essa ação pode estreitar a relação entre marca e consumidor. 

E ambos os lados só têm a ganhar com isso, pois poderão contar com pessoas dispostas a confiar em seu trabalho e a opinião para trazer mais resultados positivos para suas vidas e rotinas. 

Por isso, os conteúdos gerados pelos usuários são essenciais para que a sua marca se mantenha de pé no mercado e possua um bom relacionamento com os clientes e uma avaliação melhor, se tornando referência em seu segmento. 

Dicas para fazer os usuários criarem conteúdo 

Assim como toda estratégia e processo, é preciso abraçar os desafios que ela traz, e nesse caso, é necessário entender o que fazer para convencer seus usuários a produzirem um conteúdo para a sua marca por livre e espontânea vontade. 

Esse é um baita desafio, pois, vivemos em uma geração onde a maioria das indicações de produtos e serviços são feitas mediante a publicidade, ou seja, você paga para que alguém fale bem da sua marca. 

Isso não está errado, pelo contrário, também é uma ótima estratégia, mas fazer com que um usuário fale bem do seu serviço de manutenção de aparelho telefonico ip por vontade própria é um grande desafio, mas está longe de ser impossível. 

Para te ajudar nesse processo, selecionamos algumas dicas para te ajudar a fazer com que os clientes e usuários produzam conteúdos sobre o seu negócio e, é claro, falando muito bem sobre o que você oferece. Confira: 

Ofereça uma boa experiência de compra

Hoje, as pessoas estão cada vez mais interessadas em marcas que ofereçam uma experiência única de compra do início ao fim, que demonstre preocupação e personalização no atendimento. 

Por isso, foque em criar processos que atendam o seu público da melhor maneira, desde o envio de um e-mail especial ou até mesmo um simples recado que agradeça a escolha dele pela sua marca. 

Tudo isso ajuda a construir uma experiência que marcará a vida dessa pessoa e que, consequentemente, irá inspirá-la a produzir um conteúdo recomendando a sua marca por livre e espontânea vontade. 

Certifique-se da qualidade do que oferece 

Uma empresa especializada em licenciamento ambiental, por exemplo, precisa ter certeza da qualidade do serviço que oferece, pois com essa certeza, sabe muito bem que nada e nem ninguém conseguirá tirar isso dela. 

E quando um usuário se encontra com um produto ou serviço de extrema qualidade, é quase impossível não recomendá-lo para alguém, a qualidade do que você oferece falará pela sua marca. 

Sendo assim, certifique-se de que o seu serviço ou produto possui a qualidade extrema da sua marca, pois isso será essencial para impactar a vida de seus clientes e fazer com que eles queiram compartilhá-lo com outras pessoas. 

Dicas simples como essas já fazem toda a diferença na hora de convencer e incentivar os usuários a produzir conteúdos voltados para a sua marca, que te ajudarão a crescer no mercado da maneira correta. 

Considerações finais

Dessa maneira, você poderá contar com pessoas dispostas a ajudar o seu negócio a crescer e ainda entregando um espaço para que os usuários também produzam seus conteúdos de maneira imparcial, levando benefícios para ambos os lados. 

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