Quando a internet estava aumentando a sua popularidade pelo mundo, muitas empresas começaram a usar intensamente alguns recursos, um deles é o blog.
Contudo, muitas delas ainda se perguntam, atualmente, se ainda vale a pena investir em conteúdos para essa página online.
Um dos motivos para essa dúvida surgir, se dá pelo fato do blog já estar no poder a vários anos. Conforme o tempo passa, é natural que as pessoas achem as coisas obsoletas, e esse achismo afeta também os recursos que são oferecidos pela internet.
De maneira direta, já podemos responder que sim, ainda vale a pena se dedicar para criar conteúdos em blogs, mesmo que ele seja voltado para assuntos específicos como temas voltados para uma consultoria agronegócio.
Por mais que os blogs ainda sejam uma opção muito boa para colocar conteúdos, não basta fazer isso de qualquer maneira sem ao menos ter um planejamento.
Caso você seja novo nesse universo, é preciso ter em mente que é necessário ter um blog bem estruturado.
Quando falamos sobre ter um blog estruturado, estamos nos referindo em criar conteúdos de valor para os leitores, de modo que eles possam saber, por exemplo, tudo que envolve um certificado de arqueação inmetro.
Como qualquer outra organização, há metas a serem batidas, e é dessa forma que o seu blog pode auxiliar a sua empresa a alcançar os seus objetivos.
Dito isso, vamos agora entender como um blog ainda pode ser um recurso útil para os seus negócios:
Conforme o tempo passou, estratégias voltadas para o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo, passaram a ser aplicadas em grande escala, sendo possível observar empresas de aluguel de impressoras multifuncionais e outras áreas utilizando essas alternativas para impulsionar seus negócios.
O blog, inicialmente, funcionou como uma porta de entrada para que todas essas estratégias fossem colocadas em prática, e dessa forma, milhares de publicações já foram feitas seguindo a linha de raciocínio de cada estratégia.
Entretanto, a pergunta que fica é: os usuários ainda acham interessante ler esses posts na internet? Será que essa estratégia já deu o que tinha que dar? Como uma empresa de alimentos saudáveis, por exemplo, pode usar o blog para impulsionar seus resultados?
Para responder essas perguntas, vale relembrar como essas estratégias evoluíram com o tempo, para só então, compreender o cenário atual.
Em determinado período em que a internet estava em uma grande ascensão, os usuários passaram a ter a liberdade de publicar os seus conteúdos, dos quais falavam mais sobre o dia a dia de alguém, ou sobre determinados assuntos.
Dessa forma, os primeiros influenciadores da web começaram a aparecer, formando opiniões de várias pessoas.
Quando o blog começou a ganhar mais espaço na internet, de maneira natural, ele começou a invadir as estratégias de marketing das empresas. Logo, não era difícil encontrar uma organização de limpeza comercial usando um blog para aumentar sua visibilidade.
Dentro de um cenário corporativo, as empresas estão frequentemente buscando visibilidade e uma audiência fiel. Por esse motivo, foi possível observar uma grande explosão de criação de conteúdos onde várias empresas passaram a ter seus blogs corporativos.
Porém, muitas dessas empresas resolveram criar conteúdos para seus respectivos blogs, pelo simples fato de se tornar uma tendência, e dessa maneira, não havia nenhum tipo de planejamento por trás.
Quando não havia nenhuma estratégia, não era difícil ver várias publicações superficiais e de baixa qualidade. Dentro desse cenário, até mesmo uma assessoria contábil empresarial era vista publicando materiais de pouca relevância.
Como consequência da criação desses conteúdos ruins, as empresas passaram a acumular um grande desgaste dos seus esforços, já que os resultados nunca eram alcançados.
Mesmo nos dias atuais, caso você atue dessa forma, desenvolvendo conteúdos sem qualidade, saiba que o seu blog não conseguirá te ajudar em praticamente em nada nos resultados.
Em contrapartida, essa fase inicial dos blogs não ficou marcada somente por organizações que faziam materiais superficiais.
Felizmente, teve uma grande parcela dessas empresas que realmente se empenharam em desenvolver conteúdos de qualidade para o seu público-alvo, fazendo com que os usuários tivessem suas dúvidas completamente sanadas.
Quando havia negócios criativos, que comercializam algo como adesivos personalizados de empresas, a expectativa é que os blogs fossem mais estruturados para lidar com as dúvidas dos clientes
Quando o Google percebeu que essas empresas estavam tendo um engajamento positivo com o seu público, elas, automaticamente, conseguiram atrair novos visitantes de maneira orgânica.
Da mesma forma que conseguiram ter mais visitantes sem utilizar qualquer tipo de estratégia paga, as empresas também foram contempladas com o aumento de autoridade dentro do segmento em que atuam.
Na prática, quando uma empresa consegue ganhar autoridade dentro da sua área, e conquistar o seu espaço, como um negócio de sacolas e mochilas personalizadas, por exemplo, o fluxo de vendas começa a ser maior.
É através dessa mentalidade que se deve criar um blog. Quando se há uma estratégia por trás, junto com conteúdos de qualidade, é correto afirmar que: o blog ainda possui um papel muito grande para as estratégias de marketing.
De acordo com o levantamento que foi feito pela HubSpot, em 2019, os blogs ainda permanecem como uma dos três tipos de mídia mais usados pelas empresas para gerar estratégias de conteúdo.
Outro motivo que reforça a importância dos blogs, está conectado à necessidade de desenvolver autoridade no assunto. Por mais que as redes sociais tenham ganhado os holofotes, e fazendo com que os blogs ficassem um pouco de lado, ainda é necessário ter um blog.
Ao colocar suas estratégias em prática, você vai perceber que as redes sociais são um ótimo canal para gerar interações com os seus consumidores, porém, o blog é essencial para gerar tráfego e autoridade.
Dessa forma, podemos concluir que quando as redes sociais e os blogs estão trabalhando, ambas se complementam.
Para se ter uma ideia, ter um blog de qualidade faz com que a sua empresa esteja entre as melhores posições de pesquisa do Google.
Nem mesmo pelas redes sociais você consegue estar entre as primeiras posições, portanto, considere ter um blog, já que 30% do tráfego da web ainda é gerado pelos buscadores, o que ainda reforça a utilidade de trabalhar com blogs.
Para organizar as ideias, você precisa definir o papel do blog na estratégia de marketing e como esse canal vai contribuir para a sua empresa, de modo que ele possa aumentar a sua demanda de vendas.
As chamadas para ação também podem ser aplicadas, mas de maneira em que o usuário seja direcionado para outro conteúdo que possa impulsionar o interesse de, em algum momento, comprar algo do blog.
O ideal a se fazer, é aplicar os pop-ups com relação ao tema que está sendo tratado. Já os anúncios, devem ser aplicados de maneira moderada, de modo que não atrapalhe visualmente o blog e nem o leitor.
Contudo, muitas delas ainda se perguntam, atualmente, se ainda vale a pena investir em conteúdos para essa página online.
Um dos motivos para essa dúvida surgir, se dá pelo fato do blog já estar no poder a vários anos. Conforme o tempo passa, é natural que as pessoas achem as coisas obsoletas, e esse achismo afeta também os recursos que são oferecidos pela internet.
De maneira direta, já podemos responder que sim, ainda vale a pena se dedicar para criar conteúdos em blogs, mesmo que ele seja voltado para assuntos específicos como temas voltados para uma consultoria agronegócio.
Por mais que os blogs ainda sejam uma opção muito boa para colocar conteúdos, não basta fazer isso de qualquer maneira sem ao menos ter um planejamento.
Caso você seja novo nesse universo, é preciso ter em mente que é necessário ter um blog bem estruturado.
Quando falamos sobre ter um blog estruturado, estamos nos referindo em criar conteúdos de valor para os leitores, de modo que eles possam saber, por exemplo, tudo que envolve um certificado de arqueação inmetro.
Como qualquer outra organização, há metas a serem batidas, e é dessa forma que o seu blog pode auxiliar a sua empresa a alcançar os seus objetivos.
Dito isso, vamos agora entender como um blog ainda pode ser um recurso útil para os seus negócios:
Ter um blog ainda é uma opção?
Desde quando o marketing começou a se instaurar na cabeça das pessoas, o blog se tornou uma ótima ferramenta para que as estratégias do Marketing Digital fossem aplicadas.Conforme o tempo passou, estratégias voltadas para o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo, passaram a ser aplicadas em grande escala, sendo possível observar empresas de aluguel de impressoras multifuncionais e outras áreas utilizando essas alternativas para impulsionar seus negócios.
O blog, inicialmente, funcionou como uma porta de entrada para que todas essas estratégias fossem colocadas em prática, e dessa forma, milhares de publicações já foram feitas seguindo a linha de raciocínio de cada estratégia.
Entretanto, a pergunta que fica é: os usuários ainda acham interessante ler esses posts na internet? Será que essa estratégia já deu o que tinha que dar? Como uma empresa de alimentos saudáveis, por exemplo, pode usar o blog para impulsionar seus resultados?
Para responder essas perguntas, vale relembrar como essas estratégias evoluíram com o tempo, para só então, compreender o cenário atual.
Em determinado período em que a internet estava em uma grande ascensão, os usuários passaram a ter a liberdade de publicar os seus conteúdos, dos quais falavam mais sobre o dia a dia de alguém, ou sobre determinados assuntos.
Dessa forma, os primeiros influenciadores da web começaram a aparecer, formando opiniões de várias pessoas.
Quando o blog começou a ganhar mais espaço na internet, de maneira natural, ele começou a invadir as estratégias de marketing das empresas. Logo, não era difícil encontrar uma organização de limpeza comercial usando um blog para aumentar sua visibilidade.
Dentro de um cenário corporativo, as empresas estão frequentemente buscando visibilidade e uma audiência fiel. Por esse motivo, foi possível observar uma grande explosão de criação de conteúdos onde várias empresas passaram a ter seus blogs corporativos.
Porém, muitas dessas empresas resolveram criar conteúdos para seus respectivos blogs, pelo simples fato de se tornar uma tendência, e dessa maneira, não havia nenhum tipo de planejamento por trás.
Quando não havia nenhuma estratégia, não era difícil ver várias publicações superficiais e de baixa qualidade. Dentro desse cenário, até mesmo uma assessoria contábil empresarial era vista publicando materiais de pouca relevância.
Como consequência da criação desses conteúdos ruins, as empresas passaram a acumular um grande desgaste dos seus esforços, já que os resultados nunca eram alcançados.
Mesmo nos dias atuais, caso você atue dessa forma, desenvolvendo conteúdos sem qualidade, saiba que o seu blog não conseguirá te ajudar em praticamente em nada nos resultados.
Em contrapartida, essa fase inicial dos blogs não ficou marcada somente por organizações que faziam materiais superficiais.
Felizmente, teve uma grande parcela dessas empresas que realmente se empenharam em desenvolver conteúdos de qualidade para o seu público-alvo, fazendo com que os usuários tivessem suas dúvidas completamente sanadas.
Quando havia negócios criativos, que comercializam algo como adesivos personalizados de empresas, a expectativa é que os blogs fossem mais estruturados para lidar com as dúvidas dos clientes
Quando o Google percebeu que essas empresas estavam tendo um engajamento positivo com o seu público, elas, automaticamente, conseguiram atrair novos visitantes de maneira orgânica.
Da mesma forma que conseguiram ter mais visitantes sem utilizar qualquer tipo de estratégia paga, as empresas também foram contempladas com o aumento de autoridade dentro do segmento em que atuam.
Na prática, quando uma empresa consegue ganhar autoridade dentro da sua área, e conquistar o seu espaço, como um negócio de sacolas e mochilas personalizadas, por exemplo, o fluxo de vendas começa a ser maior.
É através dessa mentalidade que se deve criar um blog. Quando se há uma estratégia por trás, junto com conteúdos de qualidade, é correto afirmar que: o blog ainda possui um papel muito grande para as estratégias de marketing.
De acordo com o levantamento que foi feito pela HubSpot, em 2019, os blogs ainda permanecem como uma dos três tipos de mídia mais usados pelas empresas para gerar estratégias de conteúdo.
Outro motivo que reforça a importância dos blogs, está conectado à necessidade de desenvolver autoridade no assunto. Por mais que as redes sociais tenham ganhado os holofotes, e fazendo com que os blogs ficassem um pouco de lado, ainda é necessário ter um blog.
Ao colocar suas estratégias em prática, você vai perceber que as redes sociais são um ótimo canal para gerar interações com os seus consumidores, porém, o blog é essencial para gerar tráfego e autoridade.
Dessa forma, podemos concluir que quando as redes sociais e os blogs estão trabalhando, ambas se complementam.
Para se ter uma ideia, ter um blog de qualidade faz com que a sua empresa esteja entre as melhores posições de pesquisa do Google.
Nem mesmo pelas redes sociais você consegue estar entre as primeiras posições, portanto, considere ter um blog, já que 30% do tráfego da web ainda é gerado pelos buscadores, o que ainda reforça a utilidade de trabalhar com blogs.
7 dicas para você criar o seu blog corretamente
Mas afinal, como é possível criar um blog de qualidade? Para responder essa pergunta, saiba que esse processo não envolve somente criar conteúdos de qualidade. Na verdade, é preciso seguir alguns caminhos, e para isso, listamos 7 dicas para te ajudar.1. Tenha um planejamento
Como qualquer estratégia de marketing, mesmo voltado para o blogging, ainda é preciso ter um planejamento.Para organizar as ideias, você precisa definir o papel do blog na estratégia de marketing e como esse canal vai contribuir para a sua empresa, de modo que ele possa aumentar a sua demanda de vendas.
2. Crie conteúdos de valor
Para que você consiga ganhar o engajamento do seu público-alvo, os conteúdos postados precisam ter valor. Para isso, o desenvolvimento dos mesmos devem se basear em:- Conteúdos originais;
- Conteúdos completos e atualizados;
- Conteúdos que possam responder os leitores;
- Conteúdos de diversos formatos.
3. Otimize as páginas com SEO
Dentro da internet, não basta criar conteúdos com uma ótima escrita, ou se esforçar para criar um material visualmente bonito. É preciso aplicar estratégias de SEO para que a sua página online possa estar entre as primeiras posições.4. Utilize formulários e chamadas para ação
Os formulários são essenciais para que os clientes possam deixar seus contatos, de modo que futuramente, eles se tornem finalmente um cliente da sua empresa.As chamadas para ação também podem ser aplicadas, mas de maneira em que o usuário seja direcionado para outro conteúdo que possa impulsionar o interesse de, em algum momento, comprar algo do blog.
5. Insira pop-ups e anúncios moderadamente
Na internet, quando nos deparamos com pop-ups ou anúncios, ficamos geralmente incomodados. Isso ocorre porque a maioria das pessoas os inserem de maneira incorreta.O ideal a se fazer, é aplicar os pop-ups com relação ao tema que está sendo tratado. Já os anúncios, devem ser aplicados de maneira moderada, de modo que não atrapalhe visualmente o blog e nem o leitor.