Eduardo Larbac

  • Quem sou
  • Entre em contato
Sem categoria

Como contar uma boa história para vender seu produto

Eduardo Larbac - 27 de agosto de 2020

Como contar uma boa história para vender seu produto Como contar uma boa história para vender seu produto

Para vender um produto ou serviço, existem várias estratégias em marketing digital que podem ser aplicadas, uma delas é o storytelling.

Este termo da língua inglesa é a junção de duas palavras, sendo “story” história e “telling” contar. Ou seja, mais do que uma simples narrativa, essa estratégia consiste em contar histórias por meio de técnicas de roteiristas e escritores.

A intenção é marcar o público e transmitir a mensagem de maneira inesquecível. Isso é importante, porque quando temos uma ideia ou mensagem precisamos saber como transmiti-la, para atrair as pessoas.

O que impede algumas marcas/profissionais de investirem no storytelling é o fato de acharem que não escrevem suficientemente bem. Muitos escritores, no começo, também não, mas, com o tempo, encontraram sua voz e melhoraram suas habilidades.

Só que é importante lembrar que as pessoas estão diariamente expostas a uma enorme quantidade de informações, o que torna necessário oferecer um diferencial para não ser apenas mais um usando essa estratégia.

Pensando nisso, neste artigo, vamos falar sobre o que é storytelling, sua importância, como fazê-lo e onde mais você pode usá-lo, sem ser dentro do marketing digital.

O que é storytelling?

Storytelling é uma estratégia usada para contar, adaptar e desenvolver histórias, por meio de elementos específicos, tais como:
  • Personagens;
  • Ambientes;
  • Conflitos;
  • Mensagens.
São histórias que possuem começo, meio e fim, levando até o público uma mensagem de maneira inesquecível, atingindo o emocional do leitor.

Importância do Storytelling

Quando uma marca, como no caso de uma fabricante de cabo de cobre nu conta uma boa história, produz um material exclusivo para o seu público-alvo.

Mesmo que seja um assunto bastante abordado, o storytelling permite fazer isso por meio de uma perspectiva única: a da empresa. 

Por isso, traz vantagens que explicam a sua importância, como:

Leva o público a uma jornada

Mais do que dar informações a respeito de um assunto (porque a internet está repleta de explicações), o storytelling leva o leitor a uma jornada.

Por mais que o conteúdo não seja bem uma narrativa, é possível falar sobre qualquer coisa por meio de tópicos que exploram um encadeamento de ideias.

No entanto, isso só é possível se a marca levar em conta a experiência e a jornada do leitor, pois gera um conteúdo escaneável que torna o storytelling bem-sucedido.

Tudo isso vai despertar o interesse e a identificação no leitor. Então, a marca, como no caso de uma escola que ofereça curso técnico elétrotecnica crea, faz com que ele se imagine no papel do personagem principal.

O leitor vai percorrer cada passo do protagonista, sofrendo com ele e enfrentando todos os obstáculos, com sentimento de esperança e objetivando a superação do conflito.

Desperta a emoção

Além da identificação, as histórias despertam as emoções e os sentimentos das pessoas, trazendo à tona alguma memória por meio de vários caminhos, como fazer o leitor se imaginar no lugar do personagem.

Histórias seduzem

Como consequência de tudo isso, as histórias seduzem o público, principalmente porque toda a comunicação humana é feita de histórias. 

Afinal, é muito mais fácil transmitir uma ideia quando ela está relacionada a uma história.

Elementos que compõem o storytelling

Não existe um caminho único para contar uma história, no entanto, existem alguns elementos que precisam sempre estar presentes. Dentre eles:

1 – Mensagem

A mensagem é dividida entre o story – história/mensagem a ser transmitida; e o telling – a maneira como a mensagem é passada.

É mais fácil contar uma história forte do que uma história fraca, pois a ideia passada pela marca é o que pode transformar a vida das pessoas, estejam elas procurando informações sobre curso eletrotécnica valor ou qualquer outro assunto.

Existem muitos conteúdos que motivam as pessoas de maneira passageira, mas aqueles que marcam de verdade são raros.

No entanto, são estes que conseguem conciliar as duas partes do storytelling, além de trabalharem melhor os outros elementos.

2 – Ambiente

Toda história precisa acontecer em algum lugar, então, é importante descrevê-lo bem para que o público se sinta dentro da história.

3 – Personagem

O personagem é quem vivencia toda a história e sofre uma transformação durante a jornada, transmitindo a mensagem. Mas para isso, ele precisa superar o conflito.

4 – Conflito

É esse ponto que vai prender a atenção da audiência, e surge como um desafio para o personagem, motivando-o a percorrer toda a jornada.

O conflito não pode ser muito simples porque, dessa forma, ele não desperta o interesse, não gera identificação no público. Tudo porque conquistas muito fáceis não são valorizadas.

É preciso que ele seja mais elaborado e de difícil superação. Isso gera uma história romantizada que desperta emoções e não gera identificação. O conflito precisa exigir uma transformação por parte do personagem.

Como fazer um bom storytelling?

Para fazer um bom storytelling, uma fabricante de rolamento de esfera, ou qualquer outra empresa, precisa seguir alguns passos, como:

Compreender que conteúdo é história

Este método é óbvio e está diretamente relacionado à estratégia. Trata-se de uma narrativa completa e bem ambientada, com personagens, obstáculos, conflitos e uma jornada bem definida que transformam o protagonista.

Storytelling é parte do conteúdo

É uma história que serve de ilustração para o entendimento de determinado assunto. Por exemplo, um artigo pode usar a cena de um filme para contextualizar o assunto e aumentar a compreensão do público.

História como estrutura do conteúdo

Este é o método mais utilizado dentro do marketing de conteúdo. Isso porque, ao invés de apresentar uma história no texto, ele é estruturado com base em uma história que explora vários elementos do storytelling, mesmo que isso não seja feito de forma clara.

Levar o leitor de um ponto a outro

É importante que a história siga uma ordem cronológica, para que o leitor consiga compreender a mensagem. Por isso, a narrativa deve possuir como estrutura: introdução, desenvolvimento e conclusão.

A história precisa conduzir o leitor sem interferências, por isso é necessário garantir boa escaneabilidade e encadeamento de ideias.

Ser criativo

É possível criar qualquer tipo de história, a depender do que será oferecido ao público. Mas para produzir uma boa narrativa, é necessário um tema relevante, com problemas que possam ser resolvidos, como a necessidade de tradução de sites.

É importante lembrar que os leitores gostam de ser surpreendidos, por isso, reviravoltas são tão populares. É importante ser criativo para envolver o leitor, sem fugir do objetivo principal.

Transmitir sensações positivas

Histórias que transmitem emoções positivas são mais compartilhadas pelo público. Por isso, é importante que ao pesquisar sobre limpeza de condominios preços, o leitor encontre conteúdos que estimulem sentimentos positivos.

Onde mais a storytelling pode ser usado?

O storytelling também pode ser aplicado fora do marketing e da publicidade, como exemplos podemos citar:

Vendas

É importante entender o que se vende, pois de nada adianta atrair clientes se o vendedor não estiver pronto para vender o produto. Além disso, mesmo que ele seja um especialista no assunto, não significa que os prospects também sejam.

Por isso é importante que uma fabricante de manômetro hidráulico, por exemplo, leve em consideração o tempo para transmitir uma mensagem, sem levar muitas horas ou resumir demais a história.

Também é essencial conhecer bem o assunto, sabendo como falar com o cliente, antecipando entendimentos e usando um discurso personalizado.

É necessário identificar o interesse das pessoas e entender qual é o objetivo de todo o processo de venda. Com isso, é possível encaixar o storytelling nas vendas.

Consultorias

O objetivo do consultor é retirar as pedras do caminho de seus clientes para que eles possam atingir um objetivo. Por isso, é importante que os consultores tenham um discurso adaptado à realidade dos clientes.

É importante identificar pontos que os clientes sentem mais dificuldade em entender, seja sobre assistência técnica compressores de ar ou qualquer outro assunto.

Dessa forma, é possível estruturar uma narrativa com uma linguagem adequada aos prospects e que permite adequar o storytelling também a esse processo.

Conclusão

Contar uma história pode ser um desafio para muitos no começo, mas tudo é uma questão de prática e de tempo. É importante pensar no público, no tipo de conteúdo que consomem, para assim estruturar uma história de seu agrado.

Mais do que ajudar a vender e promover produtos e serviços, o storytelling promove a empresa de maneira mais humanizada e atraente para o público consumidor.

Despertar emoções por meio de histórias é uma forma de impactar as pessoas de maneira positiva e mostrar para elas que uma marca pode oferecer soluções, estas capazes de superar obstáculos – assim como acontece nos filmes.

 0 0
Compartilhe

Eduardo Larbac

Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

Deixe seu comentário Cancelar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo Anterior 3 estratégias de automação de marketing digital importantes para seu negócio
Próximo Artigo Como descobrir seus concorrentes online

Pesquise no Blog

Crie sua Web Rádio

Receba Novidades

Vamos manter contato?

Últimos Artigos

  • churn

    Como reduzir o churn de seu e-commerce?

  • SEO

    Como produzir conteúdos de Marketing para SEO?

  • gestão de equipe

    Como fazer uma boa gestão de equipe e comunicação empresarial

  • redes sociais

    Redes sociais: Como utiliza-las para gerar leads e vendas

  • A importância da análise de dados na tomada de decisão de negócios

No Facebook

Me encontre também em

  • Quem sou
  • Entre em contato

Feito com ❤ pelo time Eduardo Larbac