Para vender um produto ou serviço, existem várias estratégias em marketing digital que podem ser aplicadas, uma delas é o storytelling.
Este termo da língua inglesa é a junção de duas palavras, sendo “story” história e “telling” contar. Ou seja, mais do que uma simples narrativa, essa estratégia consiste em contar histórias por meio de técnicas de roteiristas e escritores.
A intenção é marcar o público e transmitir a mensagem de maneira inesquecível. Isso é importante, porque quando temos uma ideia ou mensagem precisamos saber como transmiti-la, para atrair as pessoas.
O que impede algumas marcas/profissionais de investirem no storytelling é o fato de acharem que não escrevem suficientemente bem. Muitos escritores, no começo, também não, mas, com o tempo, encontraram sua voz e melhoraram suas habilidades.
Só que é importante lembrar que as pessoas estão diariamente expostas a uma enorme quantidade de informações, o que torna necessário oferecer um diferencial para não ser apenas mais um usando essa estratégia.
Pensando nisso, neste artigo, vamos falar sobre o que é storytelling, sua importância, como fazê-lo e onde mais você pode usá-lo, sem ser dentro do marketing digital.
O que é storytelling?
Storytelling é uma estratégia usada para contar, adaptar e desenvolver histórias, por meio de elementos específicos, tais como:- Personagens;
- Ambientes;
- Conflitos;
- Mensagens.