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Entenda sobre o storydoing

Eduardo Larbac - 4 de março de 2020

Entenda sobre o storydoing Entenda sobre o storydoing

O storydoing é uma estratégia que tem sido cada vez mais utilizada pelas empresas. Diferentemente do storytelling, que é voltado para contar uma história, o storydoing as vivencia na prática.

Isso possibilita desenvolver uma maior conexão emocional com as pessoas, trazendo valores defendidos pela empresa em forma de ação.

Essa tendência veio com tudo, porque o público está mais interessado nas ações do que na fala. É exatamente isso o que o storydoing entrega, uma ação totalmente envolvida em uma boa e verdadeira história.

É importante que as organizações entendam esse termo para que possam atender à demanda dos consumidores com boas práticas por parte delas.

Mais do que entender, as empresas devem compreender as diferenças entre as duas formas de encantar o público: o storytelling e o storydoing.

Visando inovar com base em uma história, o storydoing precisa ser emocionante e criativo, para conquistar a atenção e despertar bons sentimentos nos consumidores.

O marketing digital traz diversas possibilidades, dando às empresas a oportunidade de escolher aquela que mais se adapta a sua realidade. E uma das estratégias mais inteligentes é o storydoing.

Por isso, neste artigo vamos falar sobre o que é storydoing, a diferença entre ele e o storytelling, além de como é possível aplicar essa técnica nas empresas.

O que é storydoing?

O storydoing é uma estratégia em marketing digital que, mais do que contar uma história, ela é construída e vivenciada na prática.

Isso ajuda a desenvolver uma ligação emocional entre empresa e público-alvo, trazendo à tona os valores defendidos por ela.

No entanto, não basta que a empresa crie uma história, ela deve ser verdadeira ou, pelo menos, baseada em objetivos comerciais reais.

Dessa forma, os profissionais responsáveis por essa história devem interagir com diversos outros setores da empresa, como o marketing, vendas, RH, etc.

Esse envolvimento ajuda a desenvolver uma nova maneira de distribuir e comercializar adesivo para decorar parede e muitos outros produtos. Tudo isso para que esse novo formato se torne um meio de veiculação da história.

Em resumo, o storydoing vai mostrar, na prática, a mensagem que a marca quer passar ao seu público. Diferentemente do storytelling, que não coloca uma ação em prática.

Diferenças entre storydoing e storytelling

Enquanto o storydoing está focado em construir as histórias na prática, colocando a empresa para vivenciá-las, trazendo os valores que defende, o storytelling está focado em contar boas histórias.

Para isso, o recurso é o principal meio para alcançar os objetivos da marca. A história é criada sempre no fim do processo, ou seja, quando o produto, como no caso de uma impressora que faça impressão adesivo, já foi criada.

Também pode ser aplicado de forma a lançar uma campanha estratégica que fortaleça e divulgue a marca. 

Para atingir esse objetivo, os profissionais envolvidos na criação têm contato apenas com o que precisa ser ofertado, diferentemente do storydoing, que exige contato com outros setores.

A partir disso, é definido o posicionamento da comunicação, criando uma narrativa que será utilizada na campanha publicitária.

Como exemplo de aplicação do storytelling, empresas como gráficas podem escolher uma canção, que tenha a ver com seus valores, e fazer um clipe dela. A música vai ajudar a contar a história, impactando o público-alvo.

Já como exemplo de aplicação do storydoing, uma marca pode criar uma história que esteja de acordo com seus valores. Por exemplo, uma história que fale sobre a importância da mulher no mercado de trabalho.

Além de trazer uma história verídica, que mostra a luta e a importância das mulheres no mercado de trabalho, a marca traz à tona um assunto muito debatido atualmente e consegue se promover, ao mesmo tempo.

Para surpreender e engajar ainda mais o público, a história pode quebrar uma expectativa, impactando de maneira ainda mais positiva a audiência.

Saiba como o storydoing funciona

Antes de explicar como o storydoing funciona na prática, é importante saber que ele e o storytelling não competem, inclusive podem ser usados em conjunto. Só que isso deve ser feito de maneira bem estruturada.

Por exemplo, uma distribuidora de pneus Vipal pode adotar uma posição mais socialmente correta, e destinar parte das vendas de seus produtos para instituições de caridade. 

Tal prática é divulgada ao público, o que se resume em uma estratégia storytelling.

A empresa, então, pode se envolver ou, até mesmo, organizar causas sociais para entregar suas doações e angariar donativos de outras empresas, uma estratégia que se posiciona dentro do storydoing.

Tal ação resulta em um impacto positivo para a empresa, porque as pessoas passarão a ter uma boa imagem daquela marca. 

Além de impactar o público externo, essas ações também trazem uma imagem muito positiva da organização para seu público interno, ou seja, seus colaboradores.

Outro exemplo bem prático do storydoing seria uma confecção de biquíni de crochê branco incentivar uma vida mais saudável para as pessoas. Para isso, ela poderia:
  • Incentivar atividades físicas (fazendo parcerias com academias);
  • Incentivar alimentação saudável (disponibilizando receitas);
  • Incentivar check-ups anuais (dando dicas de exames);
  • Oferecendo um suco natural em suas lojas.
Tais ações tirariam a empresa do patamar de apenas contar boas histórias, para agir em prol delas. Essas ações provam para o público que, mais do que falar, a organização age a favor daquilo que acredita.

Para alcançar resultados ainda mais satisfatórios, as empresas podem investir nas duas estratégias.

Como usar storytelling + storydoing?

Desde o início do texto é possível ter uma ideia de como utilizar as duas estratégias, e como elas podem se tornar complementares. 

Quando bem planejadas, elas podem afetar todas as pessoas envolvidas com a marca, desde consumidores até colaboradores, investidores, etc.

Tal combinação traz um impacto muito positivo para todo tipo de empresa, desde supermercados até aquelas que organizam passeios para voar de balão. Se a mensagem contada é colocada em prática, uma pessoa pode mudar sua decisão de compra.

Como consumidor, as pessoas sempre vão preferir as empresas que agem ao invés daquelas que só falam, principalmente quando as ações estão comprometidas com a melhoria da sociedade.

O posicionamento de uma organização está diretamente relacionado com a maneira que lidam com seu público. Quando aplica o storydoing + o storytelling, chega até o público com uma estratégia que faz com que ele se identifique.

Isso ajuda a conquistar clientes e a fidelizar aqueles que já existem. Ademais, há um engajamento crescente por parte dos colaboradores, pois a empresa mostra que tem um propósito maior.

Para as empresas, como uma fabricante de extintor para carros, o storytelling é uma maneira de construir uma ligação emocional com seu público consumidor. Além disso, as marcas conseguem engajar seus consumidores, tornando-os fiéis aos seus produtos.

Passa, então, a existir uma identificação maior entre o público e a marca, facilitando não apenas o processo de vendas, mas também o fazendo comprar outras vezes, fluindo facilmente a fidelização.

No entanto, para os consumidores, não basta apenas contar uma boa história, é preciso tirá-la do papel. 

Quando a história ganha vida e é colocada em prática, o storydoing se torna um desdobramento do storytelling.

Ele traz, na prática, os valores, a missão e os objetivos de uma empresa que aceita encomenda de doce e muitas outras.

Storydoing e suas vantagens

O storydoing pode trazer muitas vantagens para as empresas, por exemplo, melhorando a sua imagem. 

Como consequência dessa visão positiva, há um aumento da produtividade por parte dos colaboradores.

O storydoing cativa os colaboradores da organização, fazendo com que eles percebam que a empresa coloca em prática os seus valores e que eles são um diferencial na sociedade. 

Mais do que aumentar sua produtividade, os colaboradores se tornam divulgadores da empresa.

Essa estratégia também traz mais credibilidade para as empresas, uma vez que uma ação vale mais que mil palavras. Ações têm mais credibilidade do que histórias, e o que é feito é mais bem visto do que o que é falado.

É muito legal ouvir uma boa história, mas é mais legal ainda poder vê-la na prática. Diferentemente de muitas outras estratégias de marketing, que deixam de fazer efeito com o passar do tempo, o storydoing se mantém de pé, enquanto a ação for realizada.

Sendo assim, mostra que uma marca não é passageira e que, além disso, é verdadeira com seus consumidores, colaboradores e com a sociedade.

Mais do que encantar e persuadir com boas palavras, o storydoing coloca a mão na massa e mostra para o público que a empresa, realmente, faz aquilo que acredita, pensando sempre em benefícios para todos.

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Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

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