O marketing de relacionamento está a uma longa caminhada desde sua origem, tendo passado por algumas mudanças substanciais para se adequar a uma sociedade mais moderna e principalmente integrada aos canais digitais.
O mundo tem passado por um processo conhecido como transformação digital, no qual diversos avanços tecnológicos têm feito parte do dia a dia das pessoas, como a biometria reconhecimento facial, popularizando-se e ficando muito mais acessíveis.
Assim, o mercado não deixou de notar essa mudança, o que faz com que o marketing se adapte e evolua para atender às novas demandas geradas por esse tipo de situação, continuando a produzir sua base de atração de consumidores.
Toda vez que o mercado muda sua dinâmica, seja por uma evolução natural ou por alterações no comportamento dos consumidores, o marketing acaba evoluindo junto, como uma forma de se adaptar a todos estes novos mecanismos.
Embora muitas pessoas pensem que as primeiras mudanças no marketing de relacionamento estão acontecendo recentemente, por conta destes processos tecnológicos, isso não é exatamente verdade.
O marketing vem passando por diversas evoluções desde que começou a ser utilizado efetivamente nas empresas, ainda na década de 60.
Esse processo de constante movimentação acabou gerando uma série de ações importantes para lidar com os consumidores de consultoria e treinamento, que foram levadas adiante ou adaptadas para se adequar ao mercado em que estavam inseridas.
Acredita-se que o marketing surgiu pela necessidade das empresas de ter uma compreensão maior do mercado e de seus consumidores, mas isso é uma forma simplista de ver as coisas.
A verdade é que existem diversos elementos dentro desse conceito, que possibilitaram a existência do marketing e sua necessidade de evolução conforme o mundo vai mudando ao longo do tempo.
Dentre os principais elementos que impactam diretamente o marketing, desde sua criação até hoje, estão as questões ambientais, por exemplo:
- Revoluções Industriais;
- Especialização de trabalho;
- Evolução dos meios de comunicação;
- Ampliação de corporações.