O Bounce Rate é a taxa de rejeição de uma página, sendo uma preocupação para quem deseja rankear bem em mecanismos de busca, como o Google.
Estar bem posicionado no Google e em outros sites de busca é algo extremamente importante para quem investe em SEO, a otimização para mecanismos de busca.
No entanto, uma dúvida que paira sobre a cabeça de muitos profissionais de marketing digital é se o bounce rate afeta a posição dos sites no ranking do Google.
Trouxemos este artigo para responder suas dúvidas e trazer mais detalhes sobre o bounce rate e como ela afeta seu negócio.
Existem diversas formas que essa saída pode acontecer, dependendo da ação do usuário, como:
Existem uma série de fatores que podem contribuir para uma taxa de rejeição alta, como a falta de um planejamento sólido, design mal feito, falta de links, entre outros. É bom lembrar também que cada página tem sua finalidade e seu objetivo, não sendo todas iguais.
Enquanto algumas páginas existem para receber um alto volume de interações, outras não necessitam disso. Um exemplo para entender melhor pode ser dado ao comparar um artigo com uma página de contato.
O artigo tem uma responsabilidade maior de levar o visitante a interagir e acessar outras páginas do site. Já a página de contato tem como objetivo dar informações de contato, não havendo necessidade de interagir com ela.
Uma consultoria em gestão de vendas vive lidando com o bounce rate da melhor forma possível, adequando seus conteúdos.
De acordo com uma pesquisa da QuickSprout, o valor da taxa de rejeição está ligada a vários fatores, como o mercado de atuação, o objetivo do site e da página, entre outros.
No entanto, existem alguns valores médios que servem de padrão para que sua empresa analise o bounce rate. Veja os valores normalmente encontrados em cada segmento:
Levando em consideração o que o Google diz sobre o assunto, a resposta é que a taxa de rejeição não afeta sua posição nos rankings de pesquisa.
Certamente você ficou surpreso com a resposta, mas existem alguns motivos válidos por trás dessa afirmação, que vamos esclarecer melhor.
Estando neste cenário, é importante entender como a taxa de rejeição pode ser prejudicial à sua estratégia digital. Apontamos aqui 3 formas que a bounce rate pode te atrapalhar.
Saiba que se o seu site está bem rankeado no Google, é bem provável que você esteja tendo sucesso na primeira parte: atrair pessoas para seu site. O problema é que com uma taxa de rejeição alta, o trabalho de reter os visitantes se torna quase impossível.
Sua prioridade deve ser identificar o que está fazendo com que sua taxa de rejeição cresça, com uma análise cuidadosa. Um site de embalagem para exportação de maquinas está sempre à frente quando o assunto é criar um diálogo com o usuário.
Esse objetivo pode ser de que o público leia seu blog regularmente, assine uma newsletter, baixe um material gratuito ou faça uma compra.
E para que ele seja alcançado, é preciso que seu bounce rate seja baixo, afinal todas as ações que citamos precisam de interação, cliques, pesquisa. Em outras palavras, cada rejeição é uma oportunidade de conversão perdida, e isso é um problema.
De forma intimamente ligada, quanto maior for o bounce rate das suas páginas, maior será o esforço necessário para conseguir atingir suas metas.
Um fator considerado aqui é a qualidade da experiência nas páginas de destino, mostrando o quanto sua página realmente é relevante para quem clica no anúncio.
Quando a maioria das pessoas clica no seu anúncio e abandona a página sem interagir, é sinal de que ela não encontrou o que procurava.
Todos esses detalhes entram no cálculo do Adwords, que define o índice de qualidade do seu anúncio. Quanto menor for a qualidade, mais caro sai o custo por clique.
Isso quer dizer que, apesar de não afetar seu posicionamento no ranking do Google, um bounce rate alto pode trazer grandes problemas para sua estratégia de marketing.
Essas são formas bem eficientes de fazer o visitante interagir em uma página, mas separamos a seguir várias outras dicas. Confira.
Use uma boa formatação dos artigos evitando grandes blocos de texto. Use subtítulos, imagens e marcadores. Também elimine o excesso de pop-ups e banners.
Tenha em mente a escalabilidade do seu texto, tornando a leitura mais fácil. É preciso organizar as informações para que o usuário percorra o caminho e compreenda sua mensagem.
Os CTAs podem ser usados para oferecer materiais ricos aos usuários, como a assinatura de uma newsletter ou uma conversa com um especialista.
Um excesso de pop-ups pode tornar a navegação difícil, interrompendo o visitante durante a leitura do artigo, afetando negativamente a experiência deste usuário.
Crie chamadas atrativas para seus artigos e após um resumo ofereça a opção de ler mais ou lhe ofereça outros artigos, dando a opção para o usuário seguir em seu site.
Estar bem posicionado no Google e em outros sites de busca é algo extremamente importante para quem investe em SEO, a otimização para mecanismos de busca.
No entanto, uma dúvida que paira sobre a cabeça de muitos profissionais de marketing digital é se o bounce rate afeta a posição dos sites no ranking do Google.
Trouxemos este artigo para responder suas dúvidas e trazer mais detalhes sobre o bounce rate e como ela afeta seu negócio.
O que é bounce rate?
Bounce rate significa taxa de rejeição, que ocorre quando uma pessoa acessa um site e o abandona logo em seguida, sem interagir com a página, diferente do que acontece com um site sobre montagem de rack cabeamento estruturado.Existem diversas formas que essa saída pode acontecer, dependendo da ação do usuário, como:
- Eles clicarem no botão “Voltar” no navegador;
- Fecharam a página/aba;
- Forem em um link para outro site;
- Digitarem um novo endereço;
- Ficarem inativos tempo suficiente (30 minutos, conforme o Google Analytics).
Bounce rate alto é um problema?
De forma geral, a ideia de bounce rate é algo negativo, principalmente para sites centrados em oferecer conteúdo. Quanto maior é a taxa de rejeição, menor é a interação do público com o material produzido pela equipe de marketing.Existem uma série de fatores que podem contribuir para uma taxa de rejeição alta, como a falta de um planejamento sólido, design mal feito, falta de links, entre outros. É bom lembrar também que cada página tem sua finalidade e seu objetivo, não sendo todas iguais.
Enquanto algumas páginas existem para receber um alto volume de interações, outras não necessitam disso. Um exemplo para entender melhor pode ser dado ao comparar um artigo com uma página de contato.
O artigo tem uma responsabilidade maior de levar o visitante a interagir e acessar outras páginas do site. Já a página de contato tem como objetivo dar informações de contato, não havendo necessidade de interagir com ela.
Uma consultoria em gestão de vendas vive lidando com o bounce rate da melhor forma possível, adequando seus conteúdos.
De acordo com uma pesquisa da QuickSprout, o valor da taxa de rejeição está ligada a vários fatores, como o mercado de atuação, o objetivo do site e da página, entre outros.
No entanto, existem alguns valores médios que servem de padrão para que sua empresa analise o bounce rate. Veja os valores normalmente encontrados em cada segmento:
- Varejo – 20 a 40%;
- Landing pages simples – 70 a 90%;
- Portais – 10 a 30%;
- Sites de serviço/FAQ – 10 a 30%;
- Venda de serviços – 30 a 50%;
- Sites de conteúdo – 40 a 60%;
- Blogs – 70 a 98%.
O bounce rate altera seu rankeamento no Google?
Com uma dúvida tão grande, o melhor é consultar os próprios responsáveis por essa análise, pesquisando sobre os algoritmos do Google.Levando em consideração o que o Google diz sobre o assunto, a resposta é que a taxa de rejeição não afeta sua posição nos rankings de pesquisa.
Certamente você ficou surpreso com a resposta, mas existem alguns motivos válidos por trás dessa afirmação, que vamos esclarecer melhor.
Como o bounce rate afeta o seu site?
Para a maioria dos empreendedores, ver os visitantes abandonarem seu site logo na primeira página não é algo bom, coisa que não acontece com o site de uma empresa de serviço especializado em segurança do trabalho.Estando neste cenário, é importante entender como a taxa de rejeição pode ser prejudicial à sua estratégia digital. Apontamos aqui 3 formas que a bounce rate pode te atrapalhar.
1. Dificuldade em reter visitantes
Para fazer sucesso na internet é preciso saber atrair o público e criar aos poucos um relacionamento de proximidade com ele.Saiba que se o seu site está bem rankeado no Google, é bem provável que você esteja tendo sucesso na primeira parte: atrair pessoas para seu site. O problema é que com uma taxa de rejeição alta, o trabalho de reter os visitantes se torna quase impossível.
Sua prioridade deve ser identificar o que está fazendo com que sua taxa de rejeição cresça, com uma análise cuidadosa. Um site de embalagem para exportação de maquinas está sempre à frente quando o assunto é criar um diálogo com o usuário.
2. Esforço maior para atingir os objetivos
Independentemente de qual for seu nicho de mercado ou sua estratégia de marketing, certamente você tem um objetivo bem definido para o seu site.Esse objetivo pode ser de que o público leia seu blog regularmente, assine uma newsletter, baixe um material gratuito ou faça uma compra.
E para que ele seja alcançado, é preciso que seu bounce rate seja baixo, afinal todas as ações que citamos precisam de interação, cliques, pesquisa. Em outras palavras, cada rejeição é uma oportunidade de conversão perdida, e isso é um problema.
De forma intimamente ligada, quanto maior for o bounce rate das suas páginas, maior será o esforço necessário para conseguir atingir suas metas.
3. Gasto maior com anúncios
Uma empresa de mão de obra temporária e terceirização que investe em anúncios sabe que também existe um ranking para que os anúncios mais relevantes apareçam em destaque.Um fator considerado aqui é a qualidade da experiência nas páginas de destino, mostrando o quanto sua página realmente é relevante para quem clica no anúncio.
Quando a maioria das pessoas clica no seu anúncio e abandona a página sem interagir, é sinal de que ela não encontrou o que procurava.
Todos esses detalhes entram no cálculo do Adwords, que define o índice de qualidade do seu anúncio. Quanto menor for a qualidade, mais caro sai o custo por clique.
Isso quer dizer que, apesar de não afetar seu posicionamento no ranking do Google, um bounce rate alto pode trazer grandes problemas para sua estratégia de marketing.
Como diminuir a taxa de rejeição?
Agora que você já conhece o problema, vamos ver dicas práticas para solucioná-lo, pensando em como diminuir o bounce rate. Uma boa forma é usar uma linkagem interna que faça sentido na jornada do cliente e usar CTAs em todos os artigos.Essas são formas bem eficientes de fazer o visitante interagir em uma página, mas separamos a seguir várias outras dicas. Confira.
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Pense na experiência do usuário
Use uma boa formatação dos artigos evitando grandes blocos de texto. Use subtítulos, imagens e marcadores. Também elimine o excesso de pop-ups e banners.
Tenha em mente a escalabilidade do seu texto, tornando a leitura mais fácil. É preciso organizar as informações para que o usuário percorra o caminho e compreenda sua mensagem.
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Insira CTAs eficientes
Os CTAs podem ser usados para oferecer materiais ricos aos usuários, como a assinatura de uma newsletter ou uma conversa com um especialista.
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Não abuse dos pop-ups
Um excesso de pop-ups pode tornar a navegação difícil, interrompendo o visitante durante a leitura do artigo, afetando negativamente a experiência deste usuário.
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Sempre insira links internos e externos
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Crie chamadas atrativas
Crie chamadas atrativas para seus artigos e após um resumo ofereça a opção de ler mais ou lhe ofereça outros artigos, dando a opção para o usuário seguir em seu site.
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