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O que é o processo AIDA e como aplicar nas suas vendas?

Jayane Guia de Investimento - 14 de junho de 2022

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O texto de hoje irá abordar o que é o processo AIDA e como ele pode ser aplicado às suas vendas, explorando as etapas de aplicação, algumas vantagens e dicas que podem ajudar no gerenciamento da sua empresa de cftv para condominio. Sabemos que o mundo atual está em constante desenvolvimento e, mesmo com a tecnologia e a internet, o avanço não para e cada vez novas estratégias de negócios são criadas e aprimoradas, mudando a forma de chamar a atenção das pessoas. Mesmo uma equipe de vendas precisa de alguns métodos focados em atingir determinados objetivos, para que assim seus esforços e energia sejam focados em um lugar, almejando sempre expandir os negócios e fazer com que a empresa seja mais reconhecida. O marketing é essencial para qualquer empresa e, principalmente quando pensamos em utilizá-lo junto do processo de vendas, é preciso ter em mente estratégias, práticas e métodos que podem ser utilizados para aprimorar esse processo. Nos dias de hoje é difícil convencer as pessoas a adquirir certo produto, principalmente com tantas outras opções sendo oferecidas a todo momento para elas, seja por meio da internet ou até mesmo nos lugares que frequentam. Isso significa que mesmo produtos para tratamento de água, apesar de ter o seu nicho, podem ser utilizados de maneira eficiente para serem vendidos. Em outras palavras, é possível comercializar tudo no mercado desde que se saiba para quem está vendendo, o que está vendendo, o potencial do seu produto ou serviço, e como fazer para torná-lo interessante para o público. É preciso então conhecer a sua empresa a fundo, seja ela de alarme de incêndio preço ou uma rede de academias, o fundamental é entender o que ela pode oferecer e então definir o que é melhor para o seu negócio, dentro todas as estratégias de marketing disponíveis no mercado. Os tópicos a seguir irão contextualizar a utilização dessa prática, explorando seus conceitos e o que ele pode oferecer para o seu negócio, mostrando inclusive as vantagens que a estratégia traz consigo e podendo ser aplicada até mesmo em um fabricante de radiadores industriais.

O conceito de AIDA

De forma simples e bastante direta, a sigla AIDA se refere às palavras Atenção, Interesse, Desejo e Ação. O principal objetivo é a análise dos leads durante sua jornada de compras para a tomada de decisões mais assertivas para a conversão dos mesmos. Na grande maioria das vezes, é utilizado pela equipe de vendas que tem como principal objetivo direcionar o usuário da melhor maneira possível ao longo do funil de vendas, para melhor prepará-lo para o momento da venda. Em outras palavras, mesmo que o foco da sua empresa seja vender aquecedor de ar industrial elétrico, quando o cliente está dentro do funil de vendas, a equipe de vendas irá direcionar e personalizar o atendimento, facilitando assim a conversão. Sendo assim, saber o que o cliente pensa, quais os próximos passos, como conquistá-lo de maneira única são apenas algumas das possibilidades que o processo AIDA oferece para as empresas que a utilizam. Algumas vantagens desta aplicação são:
  • Maior alcance da marca;
  • Clientes mais interessados e engajados;
  • Maior número de vendas;
  • Relação com o lead mais próxima;
  • Aumento da relevância da marca.
Para que o processo AIDA consiga então ser efetivo em seu negócio de distribuidores de conectores elétricos, é preciso conhecer o processo mais a fundo para garantir que suas etapas sejam respeitadas e cumpridas. O primeiro passo é o da Atenção, onde a sua marca precisa gerar a curiosidade do lead, fazendo com que o comprador conheça melhor o seu produto e sua empresa. Tanto o marketing quanto a abordagem são essenciais nessa parte do processo. Depois de gerar atenção, é preciso despertar o interesse do comprador, ou seja, fazer com que o mesmo por conta própria queira saber mais sobre o que é ofertado e além de fazer ele entender que a sua empresa de consultoria técnica ambiental tem algo que pode ajudá-lo. O desejo se refere a etapa onde o consumidor entende que a sua empresa entrega algo que pode realmente ajudá-lo, porém, ele provavelmente pesquisou em outras empresas mais algo na sua chamou a sua atenção, criando uma relação mútua de vendedor e consumidor. Por fim, a última etapa é da ação, onde a sua empresa apenas dá um pequeno incentivo para fazer com que o cliente tome atitude e adquira o produto. Essa ação pode ser em formato de desconto, brindes, frete grátis ou até mesmo algum serviço adicional por preços mais acessíveis. Independentemente de como isso é aplicado, seja um distribuidor de mangueiras industriais ou uma grande logística, de fato, é preciso estudar sempre o máximo possível para encontrar a melhor maneira de realizar tais processos em sua organização.

Aplicando o processo AIDA

Agora que já ficou mais claro o que é o processo AIDA e como ele afeta a sua empresa, chegou o momento de melhor entender como ele pode ser aplicado nos dias atuais.  Portanto, confira as possíveis aplicações e utilize aquelas que melhor conversarem com a sua marca.

01 – Conheça o seu público

Esse é o primeiro passo para que qualquer trabalho com marketing seja funcional e, isso significa segmentar, entender e conhecer o máximo possível o seu público, ou seja, aqueles que a empresa tem como principal objetivo de atingir. Existem diversas maneiras de se fazer isso, pode ser através de formulários que captam informações daqueles que se disponibilizam a isso, pode ser também junto da criação de personas, assim como insights nas redes sociais. Independentemente da decisão ou método que a sua empresa utilize, é necessário ter tais ideias e conceitos muito bem definidos, para que assim seu público seja beneficiado e, consequentemente, a sua marca também.

02 – Atendimento personalizado

Se tem uma coisa que as pessoas buscam muito nos dias de hoje é o atendimento personalizado, ou seja, um atendimento feito para elas. Os usuários gostam de se sentir únicos e, quando a sua empresa foca nisso, é mais simples fidelizar o cliente. Como o processo AIDA trabalha diretamente com o funil de vendas e com a experiência do usuário, a sua aplicação se torna necessária, pois o processo se torna muito mais eficiente e assertivo. Além de se tornar possível atingir e solucionar exatamente onde estão as dores e necessidades do cliente, fazendo com que continue avançando no funil. Porém, ter algumas possibilidades de atendimento como preços melhores, locais diferenciados ou canais de comunicação menos usuais sempre é uma boa opção. Tudo irá depender do seu público e como a sua empresa oferece tal atendimento. 

03 – Saiba o diferencial da empresa

Saber o diferencial da sua marca é essencial para emplacar com sua estratégia de negócios e, no mundo digital principalmente, se torna vital saber como trabalhar com isso de forma que não prejudique os negócios. Além de saber das ferramentas para chamar a atenção do cliente e conseguir gerar interesse, é preciso saber muito mais sobre o seu produto ou serviço.  O fundamental é conhecer os pontos fortes e fracos da sua empresa e assim entender no que sua empresa é boa, para assim conseguir direcionar isso ao seu produto. Quando se sabe o potencial do produto ou serviço, a empresa consegue utilizá-lo de forma muito mais efetiva para o negócio, podendo inclusive utilizar as diversas etapas do funil de vendas como catalisador de vendas e de interesse.

04 – Utilize a tecnologia a seu favor

A tecnologia está aí para ser usada e quanto melhor aplicada, melhor será o desenvolvimento de sua empresa com as ferramentas de marketing comentadas até esse momento no texto. Porém, existem muitas possibilidades que tal avanço tecnológico nos permite. Portanto, não tenha medo de utilizar os aplicativos e programas mais funcionais do momento, inclusive, se a sua organização não for uma microempresa, dificilmente ela terá esse controle pela enorme quantidade de entrada e saída de informações.

Considerações finais

O texto de hoje mostrou como o processo AIDA é importante para o seu negócio e como a sua utilização é vital para que a sua empresa cresça e se torne cada vez mais influente em seu segmento de mercado. Pensemos então que a sua empresa precisa utilizar da melhor maneira possível as orientações oferecidas ao longo desse texto, aplicando a sua essência e fazendo com que as pessoas se sintam atraídas pela marca e se tornem consumidores em potencial.. E não se esqueça, antes de aplicar o processo AIDA em seu negócio, estude muito bem sua empresa e seu produto, para assim conseguir entender como melhor direcionar o mesmo no mercado. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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