Eduardo Larbac

  • Quem sou
  • Entre em contato
Sem categoria

Quais as melhores ferramentas de marketing para ajudar nas decisões da sua empresa

Eduardo Larbac - 10 de fevereiro de 2021

Quais as melhores ferramentas de marketing para ajudar nas decisões da sua empresa Quais as melhores ferramentas de marketing para ajudar nas decisões da sua empresa
Todo empresário deve saber da importância da publicidade e da divulgação na hora de fazer sua empresa crescer. Mas o que poucos sabem é como aproveitar as melhores ferramentas de marketing que o mercado atual pode oferecer.

De fato, ainda existem muitas empresas que nem sequer migraram do marketing offline para o online. Segundo dados da Abranet, a Associação Brasileira de Internet, menos de 40% usam a internet para promover seu próprio negócio.

Ora, embora soluções offline ainda deem resultados (e provavelmente sempre darão), como televisão, rádio e panfletagem, hoje é absolutamente imprescindível marcar presença na esfera digital, ao menos em duas ou três plataformas.

Isso vale para produtos técnicos como seladora manual para papel grau cirúrgico, tanto quanto vale para produtos populares como calçados, joias e alimentos. Sendo que por plataformas entendemos as seguintes frentes:
  • E-commerce;
  • Site institucional;
  • Marketing de conteúdo;
  • E-mail marketing;
  • Ferramentas do Google;
  • Redes sociais.
Isso diz respeito a uma expectativa das novas gerações, que simplesmente mudaram radicalmente sua maneira de negociar e lidar com as marcas. Nas últimas décadas, as pessoas já nascem com computador em casa, e recentemente, com o celular nas mãos.

Por isso, o acesso à internet e à informação como um todo torna os clientes atuais muito mais conectados, informados e exigentes. Então, se o papel do marketing é ajudar a marca a estar onde seus clientes estão, hoje esse lugar é a internet.

Além das mídias sociais, talvez o maior exemplo seja o dos grandes buscadores, como Google, Bing, Yahoo e Ask Brasil. Basta pesquisar algo como cápsulas compatíveis Nespresso preço, para encontrar mais de 36 mil resultados, em apenas 0,41 segundos.

Também é legal prestar atenção na palavra-chave “preço”, que está ao fim do termo buscado. Ela simplesmente indica que o cliente está no momento de compra, que está cotando valores de cápsulas de café, e não apenas lendo a respeito.

Hoje há várias palavras que indicam que o lead é qualificado: além de “preço”, variantes como “perto de mim”, ou “mais barato”, ou “como comprar”, e daí em diante.

Por isso decidimos escrever este artigo, trazendo os melhores conceitos da área e as dicas mais práticas e mais importantes sobre as melhores ferramentas de marketing para ajudar uma empresa.

Se você quer entender melhor esse universo incrível, e com isso mudar seu negócio de patamar, seja uma indústria naval ou uma consultoria contábil SP, basta seguir adiante.

Por dentro dos sites e das lojas virtuais

Quando o assunto é impulsionamento de um negócio na esfera digital, o site institucional da marca funciona mais ou menos como um cartão de visitas. Porém essa comparação (que é comum) pode trazer algumas confusões.

O site é um cartão no sentido de ser indispensável, ou de ser o “começo de uma conversa de negócios”. Mas não no sentido expositivo, como se fosse apenas um “panfleto digital”. Nesses termos, o site institucional precisa ser muito mais do que isso.

Uma maneira de ir além é por meio do blog e da geração de conteúdo (que veremos abaixo, ao falar de marketing de conteúdo). Outro modo fundamental é através da loja virtual, que pode ser anexada ao site da maioria das empresas.

Claro que soluções como consultoria, ou serviços de contabilidade, de advocacia e até de administração de condominios comerciais, quase nunca podem ser fechados diretamente pelo site. Neste caso, o diferencial se torna o blog, não o e-commerce.

Já quando se trata de venda de produtos, tanto no varejo quanto no atacado, uma das melhores ferramentas que pode ajudar qualquer empresa é a loja virtual mesmo. O mais bacana é que hoje já existem plataformas gratuitas que ajudam nisso.

Além de gratuitas, elas funcionam no famoso estilo “clica e arrasta”. Assim, qualquer pessoa com alguma fluência na internet já consegue criar um site do zero, e implementar todas as funções do e-commerce, como formas de pagamento e de despacho.

O que é o marketing de conteúdo?

Também conhecido como content marketing (em inglês), o marketing de conteúdo está profundamente relacionado com o inbound marketing. Trata-se de estratégias que simplesmente têm encantado as maiores marcas do mundo.

Tudo isso tem muito a ver com o que falamos acima sobre as novas gerações. No fundo, são as Gerações Y e Z, das pessoas nascidas de meados dos anos 1980 e dos anos 2000 para cá, respectivamente.

Como elas buscam experiências marcantes, as marcas aprenderam que um modo de gerar conexão com elas é se humanizando, assumindo um rosto (como no caso das redes sociais), e dando algo antes de simplesmente partir para a venda.

Ou seja, em vez de fazer uma prospecção ativa, que é explicitamente comercial e só fala em preços, prazos e promoções, ela faz uma prospecção passiva, gerando conteúdos originais e de qualidade, que agreguem algo à vida do público-alvo.

Por exemplo, o caso de uma empresa de impermeabilização com manta liquida, que pode criar um blog e dar várias dicas e instruções sobre o serviço prestado.

Como essa impermeabilização é feita? Por que é importante? Quais os produtos que podem ser aplicados, e por que faz diferente escolher X ou Y? Enfim, tudo isso torna a marca mais próxima do cliente, simplesmente oferecendo conteúdo para ele.

Atualmente, além de blogs existem vlogs, podcasts e uma gama bastante variada de formas de gerar conteúdos e disseminá-los. O importante é que você entenda a diferença entre prospecção ativa e passiva.

Curiosidades sobre o e-mail marketing

É muito comum ouvir dizer que o e-mail marketing não funciona mais. Que o e-mail é coisa do passado, afinal, as pessoas passam várias horas do dia conectadas nas mídias sociais.

Também vamos falar das redes sociais abaixo, mas achar que o e-mail perdeu sua função é um erro que precisa ser evitado.

Segundo pesquisa da E-mail Marketing Trends, uma empresa voltada para marketing digital, no mundo existem mais de 3 bilhões de contas ativas de e-mail. Se considerarmos as inativas, que não são mais acessadas, o número ultrapassa o dobro disso.

Além disso, pense em seu próprio caso, na rotina profissional e pessoal de cada um de nós. A maioria das vezes começamos o dia verificando a caixa de entrada do e-mail. Portanto, a empresa que souber usar essa ferramenta, sairá na frente das outras.

Uma dica é nunca comprar listas de endereço de e-mail. Se você tem um negócio de corte e dobra de aço, é preciso captar leads e fazer seu próprio mailing do zero, pois não é legal uma pessoa que nem conhece sua marca receber um e-mail seu “do nada”.

Além disso, várias provedoras de e-mail podem considerar sua ação um spam e até mesmo penalizar seu endereço eletrônico por causa disso. Modos de captar leads são o próprio marketing de conteúdo, o e-mail marketing, as redes sociais e daí em diante.

Como tirar o máximo do Google?

Nas últimas décadas, o Google e os demais buscadores simplesmente se tornaram a maior vitrine digital do mundo. São milhões de pesquisas por dia no mundo todo, e cresce cada vez mais a quantidade de usuários, praticamente, viciados nessas plataformas.

Para a empresa que queira uma fatia desse bolo, há dois modos de aparecer ali com destaque. O mais em conta é o do SEO (Search Engine Optimization), que é a Otimização Para Motores de Busca, que é de médio e longo prazo.

Trata-se de você otimizar seus conteúdos para que eles apareçam nas primeiras páginas, sendo bem ranqueados. O mais bacana é que isso também tem tudo a ver com o marketing de conteúdo que exploramos acima.

Sim, pois o maior critério dessas plataformas é a qualidade e a originalidade do seu material. Assim, ao escrever sobre laudo ergonômico e trazer artigos realmente completos e relevantes, em poucos meses você estará bem ranqueado.

Outro modo são os Links Patrocinados, que são anúncios com os quais você aparece em destaque dentro de poucas horas. Uma dica de ouro: não pense que isso dispense a necessidade de um site bem feito e bem otimizado.

O poder enorme das redes sociais

Por fim, as redes sociais, que já mencionamos várias vezes acima. Hoje há redes voltadas para mensagens instantâneas, para textos pequenos, médios ou longos.

Além das voltadas para multimídias, que priorizam imagens, fotos, vídeos, lives e afins. Algumas ainda têm um viés principal, como as que se voltam para o mundo corporativo, ajudando a criar networking.

O grande segredo é compreender a sinergia entre a plataforma e sua marca. É um erro achar que é preciso estar em todas, pois isso gera dispersão, e nem sempre “atirar para todo lado” é a melhor opção.

Se a empresa trabalha com instalação de motor para portão deslizante em empresas, ela pode conseguir muito mais resultados nas mídias sociais corporativas do que nas demais, que são dominadas por pessoas físicas, e não pessoas jurídicas.

Com isso chegamos ao fim, e fica claro quais são as melhores ferramentas de marketing que podem ajudar uma marca. Com as dicas que demos acima, qualquer um pode começar algo agora mesmo.

 0 0
Compartilhe

Eduardo Larbac

Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

Deixe seu comentário Cancelar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo Anterior Saiba aplicar técnicas de SEO para vender mais
Próximo Artigo O que é melhor: uma Landing Page, um Blog ou uma Loja Virtual?

Pesquise no Blog

Crie sua Web Rádio

Receba Novidades

Vamos manter contato?

Últimos Artigos

  • churn

    Como reduzir o churn de seu e-commerce?

  • SEO

    Como produzir conteúdos de Marketing para SEO?

  • gestão de equipe

    Como fazer uma boa gestão de equipe e comunicação empresarial

  • redes sociais

    Redes sociais: Como utiliza-las para gerar leads e vendas

  • A importância da análise de dados na tomada de decisão de negócios

No Facebook

Me encontre também em

  • Quem sou
  • Entre em contato

Feito com ❤ pelo time Eduardo Larbac