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A evolução do marketing de relacionamento

Jayane Guia de Investimento - 5 de novembro de 2021

Handsome businessman working on laptop, holding cup with coffee or latte in modern cafe.
O marketing de relacionamento está a uma longa caminhada desde sua origem, tendo passado por algumas mudanças substanciais para se adequar a uma sociedade mais moderna e principalmente integrada aos canais digitais. O mundo tem passado por um processo conhecido como transformação digital, no qual diversos avanços tecnológicos têm feito parte do dia a dia das pessoas, como a biometria reconhecimento facial, popularizando-se e ficando muito mais acessíveis.

Assim, o mercado não deixou de notar essa mudança, o que faz com que o marketing se adapte e evolua para atender às novas demandas geradas por esse tipo de situação, continuando a produzir sua base de atração de consumidores.

Toda vez que o mercado muda sua dinâmica, seja por uma evolução natural ou por alterações no comportamento dos consumidores, o marketing acaba evoluindo junto, como uma forma de se adaptar a todos estes novos mecanismos.

Embora muitas pessoas pensem que as primeiras mudanças no marketing de relacionamento estão acontecendo recentemente, por conta destes processos tecnológicos, isso não é exatamente verdade.

O marketing vem passando por diversas evoluções desde que começou a ser utilizado efetivamente nas empresas, ainda na década de 60.

Esse processo de constante movimentação acabou gerando uma série de ações importantes para lidar com os consumidores de consultoria e treinamento, que foram levadas adiante ou adaptadas para se adequar ao mercado em que estavam inseridas.

Acredita-se que o marketing surgiu pela necessidade das empresas de ter uma compreensão maior do mercado e de seus consumidores, mas isso é uma forma simplista de ver as coisas.

A verdade é que existem diversos elementos dentro desse conceito, que possibilitaram a existência do marketing e sua necessidade de evolução conforme o mundo vai mudando ao longo do tempo.

Dentre os principais elementos que impactam diretamente o marketing, desde sua criação até hoje, estão as questões ambientais, por exemplo:
  • Revoluções Industriais;
  • Especialização de trabalho;
  • Evolução dos meios de comunicação;
  • Ampliação de corporações.
Todos estes elementos aconteceram ao longo do tempo, sobretudo entre os séculos XIX e XX, o que possibilitou ao marketing aflorar e começar a se desenvolver como uma estrutura única e necessária para o trabalho como um todo.

Phillip Kotler e a evolução do marketing

O guru do marketing e professor universitário Phillip Kotler tem em seu trabalho uma atenção muito especial para a evolução do conceito de marketing. Ele classificou os períodos de evolução em quatro etapas até o momento, sendo que novas evoluções podem surgir.

Para entender melhor esse conceito evolutivo, é importante saber como cada etapa viveu e quais foram os grandes méritos de seu tempo, identificando o quanto a evolução se faz necessária para criar um ambiente mais adequado para suas ações de credito para construir e reformar.

Marketing 1.0 – Orientação ao produto

O primeiro espaço que o marketing recebeu data o começo do século XX, e tinha como principal objetivo trabalhar com as massas para aumentar a produtividade das empresas e reduzir o máximo possível o desperdício.

Um dos principais nomes da época é Frederick Taylor, que escreveu a obra “Shop Management “ e mexeu com as estruturas tanto do meio empresarial como de campos acadêmicos, sendo um importante aliado para a identificação do marketing enquanto função ainda nos anos 20.

Essa mudança no pensamento é um resultado da segunda revolução industrial, onde as capacidades de produção aumentaram consideravelmente, enquanto processos logísticos se tornavam mais efetivos e levavam mercadorias para locais distantes.

Neste período, a demanda era muito alta, e se acreditava no fato de que quanto mais você comunicasse a existência de um produto, mais você venderia. Por isso, houve um esforço em produções de larga escala.

Marketing 2.0 – Atenção ao consumidor

Durante os anos 60, uma série de elementos modificaram a forma de lidar com o marketing, principalmente sua orientação, que deixou de ter como foco principal o produto e começou a entender melhor o consumidor que procurava consultoria tributária.

Essa mudança começou a ser aplicada por conta da quantidade de concorrentes que as empresas começaram a sentir, uma vez que o mercado começou a se aquecer, enquanto meios de comunicação começaram a se expandir.

Isso gerou no mercado um leque maior de opções, permitindo que os consumidores pudessem procurar produtos ou serviços que os agradassem para focar em suas estratégias. Esse tipo de ação acabou sendo importante para essa mudança de paradigma.

Por conta dessa importância dada ao cliente, e para entender o que pode ser realizado para atraí-lo, a maioria das empresas começou a entender realmente o papel do marketing dentro das companhias, uma vez que se tornou mais claro seu propósito.

Aqui, muitos estudos começaram a ter mais visibilidade, sobretudo os 4 Ps do marketing (Preço, Praça, Produto e Promoção), um estudo de Mc Carthy em 1978, e da obra do próprio Kotler, que até hoje é considerado a bíblia do marketing.

Nesse período, Kotler foi um dos responsáveis pela definição do marketing como ciência e o aprimoramento de estudos e técnicas, que consideram diversos fatores desde os aspectos gerenciais até a aplicação de conceitos de psicologia nesse tipo de ação.

Ainda nos anos 80, a maioria das grandes corporações já compreendiam a importância do marketing e estavam criando departamentos inteiros e diferenciais para seus produtos como um todo, por exemplo, um software para emissão de nota fiscal eletrônica.

Marketing 3.0 – A inserção de valores

Conforme o século virava, os consumidores se tornavam ainda mais relevantes na estrutura de marketing das empresas. Neste ponto, o interesse dos clientes é mais do que simplesmente ficar satisfeitos com os resultados oferecidos, é importante se identificar com a empresa.

O posicionamento se tornou cada vez mais relevante para as marcas, uma vez que as pessoas desejam ter contato com empresas que se comunicam com elas muito além dos produtos ou serviços que podem oferecer em uma terceirizada de porteiros.

Nesse aspecto, a missão, visão e valores da empresa acabaram se tornando muito mais importantes, adaptando-se novamente ao comportamento que a sociedade exige em sua estrutura.

O marketing 3.0 é muito mais humanizado, focado nas pessoas e no pensamento que elas oferecem a longo prazo. Uma boa gestão de relacionamento com clientes se torna um dos principais focos da maioria das companhias.

Os consumidores começaram a acompanhar mais de perto que ações as corporações estão fazendo com um impacto social, uma vez que isso se tornou um elemento altamente importante para uma assessoria trabalhista, por exemplo.

O meio ambiente também é um destaque desse tipo de ação, e acompanhar ações de sustentabilidade acabou gerando um forte impacto no relacionamento com os consumidores.

A forma como a empresa se posiciona em questões ambientais e as atitudes tomadas para contornar os problemas relacionados a esse tipo de situação acabaram se tornando muito importantes.

Isso significa que a maior preocupação do marketing 3.0 é justamente lidar com a experiência que o consumidor está recebendo, e quais valores tem um forte impacto nesse tipo de situação.

Marketing 4.0 – A era digital

O marketing 4.0 acompanha os processos de popularização da internet, que trouxeram a evolução mais recente do marketing como um todo. A era digital modificou completamente a maneira como muitas pessoas se relacionam.

Em um primeiro momento, a ascensão das redes sociais foi um forte impacto para o mercado, que teve que se adaptar e otimizar seus recursos para conseguir entrar nesse novo modelo de comunicação com sua empresa de caixa de papelão ondulado.

Todos os dias, milhões de usuários acessam as redes sociais, o que acaba sendo muito importante para que se consiga conquistar resultados mais expressivos em suas ações. Encontrar seu público nessa fatia de mercado é muito importante.

Além disso, os sites e blogs se tornaram importantes ferramentas de marketing, que permitem que as empresas produzam conteúdo constantemente para se adequar ao mercado.

O consumidor, por outro lado, está muito mais exigente, em grande parte pela quantidade de informações que ele consegue receber. Por conta disso, muitas vezes ele acaba precisando de mais informação de qualidade antes de tomar uma decisão.

A tecnologia também ajuda muito os profissionais do marketing com a avaliação de suas estratégias, uma vez que trabalha com ferramentas importantes para análise de resultados, com muito mais precisão que efeitos anteriores.

Considerações finais

O futuro tem uma premissa ainda mais expansiva, uma vez que o mercado seguirá se adaptando às mudanças da sociedade, e por consequência o marketing acompanhará esse processo.

Por isso, lidar com o marketing de relacionamento é um elemento muito importante, que deve ser trabalhado com atenção para que você entenda a situação a sua volta e como você pode lidar com esse tipo de recurso de maneira mais efetiva.

O marketing segue um estudo fundamental para que você consiga trabalhar com mais efetividade suas ações, possibilitando uma chance muito maior de vendas lidando com o consumidor de maneira clara e direta.

Tags | dicas, estrategias, marketing
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