Para quem tem um negócio, a manutenção nas redes sociais é de suma importância, uma vez que “quem não é visto não é lembrado”. As redes são locais nos quais as pessoas mantêm uma alta taxa de atividade.
Segundo dados do relatório elaborado em parceria com as grandes equipes Hootsuite e We are Social, intitulado “The Global State of Digital in 2019”, ficou claro que aproximadamente metade (45%) da população mundial faz uso de redes sociais.
A nível nacional, no Brasil, segundo esse mesmo relatório, aproximadamente 140 milhões de brasileiros fazem uso das redes e passam em torno de 3 horas diárias conectados.
Quanto aos nomes das redes mais usadas, tem-se o Facebook (87%) em primeiro lugar, Youtube (68%) em segundo e Instagram (49%) em terceiro, conforme dados do IEBSchool em agosto de 2020.
Entenda qual a importância de estar “online”
Conforme citamos, as redes são os locais onde as pessoas passam boa parte do dia, então, se fazer presente para ser notado é essencial. Além de passar uma imagem de pessoa ou empresa atualizada, estar “online” traz múltiplos benefícios e vantagens. Os principais benefícios de se fazer presente (estar “online”) nas redes envolvem:- Maior credibilidade;
- Referência no assunto;
- Aumento no engajamento;
- Auto Atualização sobre as tendências da sociedade;
- Maior perspectiva sobre seus produtos e serviços.
1. Interaja com os seguidores e potenciais clientes
Estar nas redes inclui a interação em relação ao conteúdo postado por outras pessoas. Sendo assim, você deve interagir com o conteúdo postado pelos seus seguidores e amigos, mostrando que faz o consumo do que eles produzem.2. Abuse do compartilhamento
O compartilhamento de informações relevantes para os seus seguidores e amigos é uma excelente forma de chamar a atenção e se fazer presente. Os conteúdos compartilhados podem ser replicados pelos seguidores e, assim, amplificar ainda mais a presença. Desde vídeos com artes de caixa de papelão ondulado interessantes até animais de estimação fofos, você pode usar dessas artimanhas para atrair o lado humano dos seguidores, os estimulando ao compartilhamento.3. Entenda o seu público-alvo e suas necessidades
Um dos princípios básicos do marketing é o reconhecimento das necessidades do público-alvo, o que permite melhor direcionamento de conteúdo e ações de publicidade. No tocante às redes, entender o público ajuda a saber quais os melhores conteúdos para publicar.4. Estabeleça objetivos e metas de sua presença
O estabelecimento de objetivos e metas bem detalhados pode servir como planejamento de ações nas redes e orientar o tipo de conteúdo a ser veiculado e sobre quais as contas seriam mais indicadas para estabelecer um relacionamento. Se for necessário, adquira um adesivo impresso e cole na sua geladeira, armário ou guarda-roupa para anotar seus objetivos e sempre acompanhar o cumprimento.5. Demonstre que você é um humano efetivamente
Não se mostre presente como uma máquina de vendas, mas sim como um ser humano que tem vivências, sentimentos, espontaneidade e empatia. Vise publicar conteúdos interessantes para si e interagir com comentários e curtidas. Postar fotos com kit vinho personalizado, animais de estimação, com o uniforme da empresa, com amigos e família e em alguns ambientes, são ótimas dicas para comprovar que você realmente é um ser humano e tem uma vida comum.6. Adicione o link do site nas redes sociais
Colocando o seu meio de trabalho nas redes, o cliente seguidor pode chegar mais fácil ao seu trabalho, descobrindo-o ou revendo para futuras compras. A divulgação esporádica deste link pode ser interessante para amplificar o alcance dos seus produtos.7. Adicione ícones de acesso às redes em seu site
De modo inverso, você pode adicionar os ícones de suas redes dentro do site de negócios, permitindo um contato mais pessoal dos potenciais clientes. Estabelecendo essa relação mais humanizada, as chances de compra são maiores.8. Pense e crie conteúdos relevantes e com periodicidade
A criação de conteúdo nas redes sociais também é necessária para manter uma boa imagem perante os seguidores. Contudo, deve-se ter em mente quais os principais interesses dos seguidores para conseguir direcionar as postagens. Seja criativo para estabelecer um diferencial em relação aos concorrentes e será como uma etiqueta fosforescente para os seus negócios, chamando bastante a atenção para suas atividades nas redes.9. Pense em uma estratégia dentro da mídia das redes sociais
Organize suas redes e estabeleça metas e propostas de conteúdo para cada tipo. Para isso, pode-se optar pela elaboração e adoção de calendário de postagens ao longo do ano, permitindo obter uma organização das atividades necessárias para publicação.10. Ofereça benefícios aos seus seguidores
O oferecimento de vantagens pode fazer os olhos do seguidor “brilharem”. Alguns benefícios que podem ser oferecidos incluem:- Descontos;
- Testes;
- Avaliações gratuitas;
- Moleskine personalizada (um tipo de agenda);
- Materiais grátis;
- Cartão fidelidade.